Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Didática dos Jogos Desportivos Colectivos

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

200 | 70

Código

ULHT657-9694

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Os Jogos Desportivos Coletivos nos PNEF. Os três níveis de especificação de cada matéria e os critérios de distinção dos níveis.
2 - A diferenciação no ensino dos JDC nos diferentes ciclos de escolaridade: dos Jogos de Preparação (prédesportivos) ao domínio dos fundamentos básicos específicos (1º, 2ºC); do domínio dos elementos principais com
carácter mais formal até a um nível superior de interpretação de cada matéria (3ºC+S).
3 - Tipologia dos JDC - análise taxonómica.
4 - Os JDC no Desporto Escolar. Preparação do grupo/equipa num contexto de formação vocacional e especializada.
5 - As Metodologias de Ensino nos JDC. Situações de aprendizagem em contexto de jogo reduzido, fracionado, condicionado e dirigido. Treino analítico da técnica.
6 - Os aspetos específicos da avaliação nos JDC. Apreciação da performance coletiva; Critérios de avaliação e os indicadores de observação; Treino da observação associado à prescrição e à avaliação.

Objetivos

1 - Conceber e realizar planos de observação de análise das situações de aprendizagem: caracterizar, observar, registar e interpretar situações de ensino e avaliação em Jogos Desportivos Coletivos.
2 - Elaborar propostas de unidades de ensino a partir de tarefas de análise dos jogos, provas padronizadas e não padronizadas.
3 - Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de avaliação em Jogos Desportivos Coletivos, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (subgrupos de turma de EF ou equipas do desporto escolar).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1 - Conceber e realizar planos de observação de análise das situações de aprendizagem: caracterizar, observar, registar e interpretar situações de ensino e avaliação em Jogos Desportivos Coletivos.
2 - Elaborar propostas de unidades de ensino a partir de tarefas de análise dos jogos, provas padronizadas e não padronizadas.
3 - Realizar tarefas de monitor de ensino: acompanhar e apoiar pedagogicamente situações de aprendizagem e de avaliação em Jogos Desportivos Coletivos, realizando prescrição operacional e feedback em pequenos grupos (subgrupos de turma de EF ou equipas do desporto escolar).

Metodologias de ensino e avaliação

No primeiro semestre:
Através da observação sistemática em vídeo, que utiliza registos permanentes de diferentes níveis de jogo, é treinada a observação discriminativa e a classificação de jogadores em situação de jogo, e são evidenciados os grandes
problemas de avaliação relativamente à especificidade dos JDC.
Em avaliação contínua, são realizadas quatro fichas de avaliação individual sobre situações de prova, critérios de avaliação para distinguir níveis de jogo e indicadores de observação por nível e, uma frequência individual.
No segundo semestre:
A partir da interpretação de registos de avaliação são elaboradas unidades de ensino com situações de aprendizagem que permitam cumprir níveis de jogo.
São feitas observações nas Escolas de Estágio das didáticas de ensino e da avaliação nos JDC em diferentes níveis de escolaridade, existindo a possibilidade de desempenhar tarefas de apoio pedagógico.

Bibliografia principal

Comédias, J. (2012). A Avaliação Autêntica em Educação Física - O Problema dos Jogos Desportivos Coletivos.Dissertação apresentada ao Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para a
obtenção do grau de doutor, orientada por Maria do Carmo Clímaco, Lisboa.
Gréhaigne, J. F., Richard, J. F., & Griffin, L. L. (2005). Teaching and learning team sports and games. New York:RoutledgeFalmer
Lames, M., & McGarry, T. (2007). On the search for reliable performance indicators in game sports. International Journal of Performance Analysis in Sport, 7(1), 62-79.
Memmert, D., & Harvey, S. (2008). The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): Some concerns and solutions for further development. Journal of Teaching in Physical Education, 27, 220-240.
Oslin, J. L., Mitchell, S. A., & Griffin, L. L. (1998). The game performance assessment instrument (GPAI): Development and preliminary validation. Journal of Teaching in Physical Education, 17(2), 231-243.