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Universidade Lusófona

Estágio

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 43

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

1075 | 510

Código

ULHT657-814

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Leccionação. Ensino , avaliação formativa e proposta de avaliação somativa em EF, numa Turma. Realização do
Plano do Turma conforme os Programas Nacionais de Educação Física. Observação e apoio ao ensino dos colegas
estagiários. Duas semanas de aulas em horário alargado, com diversas turmas.
2- Direcção de turma. Acompanhar e apoiar o director da sua turma de EF, nas três vertentes: apoio aos alunos,
relação com os encarregados de educação e coordenação pedagógica.
3- Desporto Escolar. Orientar uma actividade desportiva do Projecto do Grupo de EF para o complemento curricular,
em apoio ou colaboração com o professor titular . Realizar as funções pedagógicas, de organização e de avaliação
em treinos e provas,.
4- Seminários. Realizar, em colaboração, dois seminários científico-pedagógicos. O primeiro trata um tema da
especialidade aprovado pelo Grupo de EF. O segundo trata um tema educativo geral relevante para o conjunto da
Escola, aprovado pelo Conselho Pedagógico.

Objetivos

1. Organizar as actividades de Estágio em EF, conforme o DL nº 43/2007, de 22/02, que define a prática pedagógica supervisionada, considerando o perfil do professor definido no DL nº 240/2001, de 30/08, e visando as cinco
capacidades/competências indicadas a seguir .
2. Assegurar ao futuro professor que possa formar e demonstrar a sua aptidão pedagógica e didáctica no contexto
escolar, aplicando os conhecimentos da especialidade de forma integrada, exercendo as responsabilidades e a
autonomia relativas ao seu estatuto e adequando a acção às situações e normas da Escola de Estágio, de acordo
com este Programa, o Protocolo de Cooperação entre a ULHT e a Escola e a legislação em vigor.
3. Promover a colaboração entre a Universidade e as Escolas cooperantes, e entre os Grupos de EF das Escolas, especialmente na investigação sobre o ensino, o currículo de EF e o Desporto Escolar, através das actividades de
Estágio e também através de processos de pesquisa e de formação de professor

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1- Cooperação - a acção e decisão conjuntas e coordenadas na resolução de problemas comuns, colaboração com
outros estagiários, professores, encarregados de educação, funcionários e outros.
2- Projecto ¿ a selecção, organização e argumentação dos objectivos, conteúdos, prazos, meios e critérios de
avaliação das actividades e também da actuação dos próprios estagiários.
3- Cientificidade ¿ a fundamentação teórica e metodológica das opções assumidas nos projectos, nas actividades e
na relação pedagógica, a partir da evidência da investigação educacional e de estudos de campo.
4- Avaliação formativa ¿ a recolha e a qualificação de informações para sustentar as opções de organização das
actividades, de relação pedagógica e de avaliação.
5- Atitude e desempenho pedagógico ¿ a actuação responsável e consistente na interpretação prática dos
compromissos e funções docentes, segundo o Programa e o Protocolo, no quadro da autonomia relativa e estatuto do
estagiário.

Metodologias de ensino e avaliação

1ª- Lançamento do Estágio, Julho e Setembro. Colocação dos estagiários. Estudo dos documentos de base, das
normas da escola e sua caracterização. Preparação do início das actividades.
2ª- Início das actividades e elaboração dos Projectos 3 áreas, Setembro a Novembro.
3ª- Revisão dos Projectos, Janeiro. Correcção e melhoria dos Projectos de Nov. Apresentação e avaliação do
projecto da 4ª área ¿ Seminários.
4ª - Avaliação Intercalar, Fevereiro. Balanço da actuação dos estagiários, nas 4 áreas, sobre os cinco critérios /
competências. Auto avaliação e avaliação recíproca. Classificações intercalares - propostas, aferição e decisão.
5ª- Demonstração e Apuramento de Resultados, Junho. Balanço final das actividades e da actuação dos estagiários.
Demonstração de resultados e pistas de desenvolvimento.
6ª - Avaliação Sumativa, Julho. Auto avaliação e avaliação recíproca dos estagiários e balanço do processo de
estágio. Classificações finais ¿ propostas, aferição e decisão.

Bibliografia principal

A biblografia específica é definida em cada núcleo e nas reuniões de orientadores.