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Universidade Lusófona

Investigação-Ação em Educação Física

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 45

Código

ULHT657-16122

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A prática baseada na evidência
1.1. A pesquisa no contexto educacional
1.2. Os princípios da investigação-acção
1.2.1. Modelos de aplicação da investigação-acção
1.3. Ferramentas para a investigação-acção
1.3.1. O conceito de prática reflexiva como desencadeador de temas a investigar-agir
1.3.2. Técnicas de pesquisa e revisão de literatura
1.3.3. O método científico como fundamento do plano de acção e recolha de dados
1.3.4. Métodos de análise de dados quantitativos e qualitativos
1.3.5. Técnicas de escrita científica e as normas de referênciação bibliográfica

2. O passo-a-passo de uma investigação-acção

3. Os princípios éticos da investigação-acção
3.1. Na definição do problema a investigar
3.2. Na definição do plano de investigação-acção
3.3. Na redacção dos textos

Objetivos

1. Conhece, planeia e executa a investigação-acção no contexto da educação física escolar.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Os princípios da investigação-acção
1.1. Conhece, planeia e executa o ciclo dos processos da investigação-acção
1.1.1. Identifica, através da prática reflexiva, problemas de ensino
1.1.2. Pesquisa e revê a literatura para a recolha de informação sobre o problema
1.1.3. Planifica e define o método de recolha de informação e de uma intervenção sustentada na evidência
1.1.4. Analisa os dados recolhidos e elabora relatórios sobre os resultados obtidos
1.1.5. Reflecte sobre os resultados obtidos e como os integrar na prática futura

2. Desenvolve uma aplicação da investigação-acção em contextos reais

3. Conhece os princípios éticos da investigação-acção

Metodologias de ensino e avaliação

Inclui sessões expositivas e teórico-práticas.
A avaliação é efectuada através de uma ficha e um plano de investigação-ação em grupo(sem resultados). Esta avaliação é faseada, incluíndo diferentes etapas de apresentações orais. O plano de investigação-ação é decorrente de um problema que o aluno definirá no decorrer do seu estágio.
A nota é calculada de acordo com a seguinte fórmula 0.60 x plano de investigação-acção + 0.40 x ficha.
O plano de investigação conterá os seguintes elementos:introdução,objectivo,método referências bibliográficas. Este plano é construído por etapas e apresentado oralmente pelo grupo em vários momentos do semestre (duração máxima 8 minutos para cada apresentação).
A ficha individual centra-se nos aspectos metodológicos e éticos da investigação-acção e em aspectos associados à análise de dados.
Cada um dos elementos de avaliação terá de ter uma nota mínima de 7.5, sendo a média ponderada igual ou superior a 9.5 para aprovação. É utilizado o moodle.

Bibliografia principal

APA. (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA.
Cash, T. F. (2009). Caveats in the proficient preparation of an APA-style research manuscript for publication. Body Image, 6(1), 1-6.
Hendricks, C. (2009) Improving Schools Through Action Research: A Comprehensive Guide for Educators. Boston: Ally & Bacon
McNiff, J., & Whitehead, J. (2006). Action research: Living theory. London: Sage Publications.
Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física (3a Edição). São Paulo: Artmed, Editora.