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Universidade Lusófona

Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar

Curso

Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

175 | 65

Código

ULHT657-9700

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O processo de treino e competição em crianças e jovens: aspectos metodológicos, pedagógicos e éticos: Análise crítica das práticas existentes.
2. Possibilidades e limitações de aplicação dos princípios do treino desportivo à Educação Física e ao Desporto Escolar.
3. Capacidades Motoras, saúde e bem-estar: conceito e relações.
4. Exercitação, treino, aprendizagem e desenvolvimento das capacidades motoras.
5. Importância e significado das capacidades motoras no desenvolvimento da criança e jovem.
6. Desenvolvimento das capacidades motoras na criança e jovem: fases sensíveis e solicitação predominante:
- A Velocidade
- A Força
- A Resistência
- A Flexibilidade
- As Capacidades Coordenativas
7. Gestão das componentes da carga e programas de treino.
8. Organização e planeamento da Educação Física e Desporto Escolar - as capacidades motoras como critério estruturante.

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) abrange o conhecimento das situações de aprendizagem em Educação Física e Desporto no que se refere à matéria de ensino curricular da Condição Física. Em conformidade, esta UC tem como
objetivo: Conceber e realizar unidades de ensino e planos de observação, bem como, a análise das actividades físicas e desportivas em ambiente escolar e desportivo no domínio das capacidades motoras.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Resultados da aprendizagem: No final da UC o aluno deverá ser capaz de: (A0) Compreender e discriminar a solicitação das diversas capacidades motoras na Educação Física Curricular e no Desporto Escolar.
(A1) Aplicar os princípios do treino à Educação Física e ao Desporto Escolar.
(A2) Saber considerar o desenvolvimento das capacidades motoras no planeamento anual de Educação Física.
(A3) Elaborar planos especiais visando o desenvolvimento preferencial de alguma ou algumas das capacidades motoras.
(A4) Conceber, executar e avaliar programas de treino específico para o Desporto Escolar.
(A5) Saber avaliar cada uma das capacidades motoras.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem: aulas teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP).
O conhecimento subjacente às aulas teóricas é reforçado nas aulas teórico-práticas (a aplicação da teoria em exemplos práticos de situações de
ensino-aprendizagem). As actividades a desenvolver nas aulas TP incluem a utilização de prática pedagógica simulada, situações de micro-ensino e análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real. O sistema de ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem disponíveis para os estudantes. A avaliação dos alunos em contexto teórico
e teórico-prático incide em diversos parâmetros: conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica, comunicação efectiva e habilidades de desempenho.
- Avaliação Contínua:
a) Uma Prova Teórica - Frequência - 50%;
b) Um Trabalho de Grupo - 25%; Um Trabalho de
pesquisa e análise bibliográfica - 25%.

Bibliografia principal

Batalau,R.,& Proença,J.(2011).Concepção, Treino e Competição do Desporto Escolar no Futsal no Centro de Área Educativa de Lisboa. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde,2(1),27-54.
Marques,A.,Ferro,N.,& Carreiro da Costa,F.(2011).Análise Comparativa da Intensidade das Aulas de Educação Física de 45 vs90 Minutos.Gymnasium-Revista De Educação Física, Desporto e Saúde,2 1),55-72.
Ministério da Educação.(2013).Programa do Desporto Escolar. Acesso em 20-Jul-2014 no sítio: http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=693
Mood,D.,Jackson,A.& Morrow,J.(2007).Measurement of Physical Fitness and Physical Activity: Fifty Years of Change. Measurement in Physical Education and Exercise Science,11(4),217-227.
Proença,J.(1992).Desenvolvimento e treino das capacidades motoras.Revista Horizonte,51,86-90.
Proença,J.(2004).A especificidade no treino da Força:do princípio à complexidade.Treino e Avaliação de Força e Potência Muscular.Edições ISMAI,Maia.