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Universidade Lusófona

Currículo, Metodologias de Ensino e Avaliação

Curso

Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 30

Código

ULHT858-9073

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Currículo, fontes de currículo e modelos curriculares
2. Programação, planificação e avaliação. Tipos de avaliação.
3. Níveis e intervenientes nas tomadas de decisão curriculares
4. A escola como lugar privilegiado do desenvolvimento curricular. Gestão curricular da diferença ou pedagogia diferenciada (Legrand, Astolfi, Meirieu, Perrenoud)..
5. Funções da escola. Funções do professor. A relação pedagógica e os seus condicionantes. Espaço e tempo numa concepção optimista de educação.
6. Tipologias cognitivos de alunos e tipologias pedagógicas.
7. Dos modelos aos métodos: exposição, descoberta, Instrução directa, aprendizagem cooperativa, estudo dirigido, projecto.
8. Introdução à obra de pedagogos relevantes: Maria Montessori, Jonh Dewey, C.Freinet, P.Freire.

Objetivos

- Conhecimento e aplicação de conceitos
- Competência para aplicar os conhecimentos em situações novas
- Competência para comunicar os seus conhecimentos e raciocínios.
- Iniciação à investigação

Metodologias de ensino e avaliação

Os estudantes serão estimulados a participarem na aula com problemas da sua observação, serão estimulados a reflectirem e a fazerem pesquisa sobre esses problemas e por outros problemas apresentados pelos professores da unidade de modo a dominarem a aplicação dos conceitos e teorias em situações concretas. Farão depois relatórios relacionados com essa reflexão que serão debatidos na aula quanto às ideias-chave de modo a estimular a avaliação cooperativa entre eles.
Os professores farão uma avaliação final procurando avaliar e corrigir as diferentes participações dos estudantes.

Bibliografia principal

Apple, M. W., (1997). Os Professores e o Currículo: Abordagens Sociológicas, Lisboa: Educa
Arends, Richard (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: Mc Graw Hill.
Astolfi, J.-P. (1991). L¿école pour apprendre. Paris: ESF.
Beane, J., Apple, M. W. (2000). Escolas Democráticas,
Freinet, C. (1973). Para uma escola do povo. Lisboa: Ed.Presença.
Freire, P. (s.d.). Educação como prática de liberdade. Lisboa: Dinalivro.
Freire, P. (1975). Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento
Goodson, I., (2001). O Currículo em Mudança, Estudos na Construção Social do Currículo, Porto: Porto Editora
Kelly, A. V. (1981). O Currículo Teoria e Prática, São Paulo: Editora Harbra.
Marques, R., ROLDÃO, M.C. (org.s) (1999). Reorganização e Gestão Curricular no Ensino Básico.