Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Didática da Matemática

Curso

Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

250 | 45

Código

ULHT858-1738

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conhecer o programa e as metas curriculares de Matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o Secundário;
Reflexão e estudo das principais dificuldades de aprendizagem;
Estratégias diversificadas de ensino de acordo com as características da classe;
A importância dos contra-exemplos para o sucesso da aprendizagem;
A relevância de encontrar as soluções mais claras e elegantes na resolução de problemas;
Dificuldades na Aprendizagem da Geometria e da Álgebra;
A aprendizagem da Geometria no 3º ciclo EB e no Secundário;
A importância das conjecturas no ensino-aprendizagem de Geometria
A resolução de problemas envolvendo Geometria;
O papel da Geometria no desenvolvimento do raciocínio lógico;
A iniciação ao processo de abstracção
A necessidade da conceptualização;
Necessidade de criação de mecanismos automáticos para a resolução de certo tipo de exercícios;
A importância do cálculo mental;
Usar as propriedades básicas das operações para desenvolver técnicas de cálculo

Objetivos

Conhecer profundamente o programa e metas curriculares da Matemática para o 3º ciclo do Ensino Básico e para o Secundário.
Gerir e articular os diversos conteúdos estabelecidos no currículo de acordo com as características da classe.
Capacidade para elaborar estratégias diversificadas de ensino que combatam o insucesso escolar.
Capacidade para desenvolver metodologias de ensino que estimulem a criatividade, o espírito crítico e facilitem a aprendizagem.
Capacidade para utilizar os erros como fonte de motivação de uma aprendizagem cada vez mais activa.
Tomada de consciência para a necessidade de formação e desenvolvimento permanentes.
Sensibilidade para detectar dificuldades de aprendizagem.
Capacidade para elaborar estratégias diversificadas de ensino que combatam o insucesso escolar.
Capacidade para elaborar textos de apoio à actividade lectiva.
Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em cooperação como forma de melhor rentabilizar as práticas lectivas.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular será leccionada durante um semestre. Tem 3 horas lectivas semanais teórico-práticas.
As aulas serão de apresentação e explanação de conteúdos, assumindo também a forma de tutorias onde são discutidas formas de gestão e articulação dos vários conteúdos programáticos. São elaborados trabalhos em pequenos grupos de planificação de aulas e de elaboração de material didáctico de apoio às aulas. Os trabalhos de planificação e o material didáctico são discutidos pela turma que analisa os pontos que podem oferecer maior dificuldade na comunicação entre docente e discente. Estes temas servirão para fomentar a actividade investigativa que assumirá posteriormente a forma de trabalhos de carácter pedagógico.
A avaliação será a resultante das intervenções nas tutorias, dos trabalhos e de um exame final.

Bibliografia principal

P. Abrantes, L.C. Leal, P.Teixeira e E. Veloso. MAT789: Inovação curricular em Matemática. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 1997.

C. Albuquerque, Calculadoras gráficas - alguns contra-exemplos, Boletim da SPM, n.º
34, pp. 3-13, 1996.

P. Davis, e R. Hersh, A experiência Matemática, Lisboa: Gradiva, 1995.

C. Fiolhais, J. Valadares, L. Silva & V. Teodoro, Física 10º ano - Manual de Actividades, Lisboa: Didáctica Editora, 1994

S.G. Krantz; Como ensinar Matemática, SPM, 2000

E. Lages Lima e outros; A Matemática do Ensino Médio,Vol. 1, Publicação SBM, 2001

H. Pina, Métodos Numéricos. McGraw-Hill,1995.

E. Veloso, O fascínio das cónicas, Histórias da Matemática, Público Magazine, 1995.

Materiais de Apoio aos Programas de Matemática do Ensino Secundário em http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=146&ppid=3