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Universidade Lusófona

Dissertação

Curso

Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

420 | 30

Código

ULHT858-3157

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A dissertação contempla duas componentes essenciais:
Identificação de um problema de aprendizagem a nível do 3º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário directamente associado com a prática de ensino supervisionada, ou apresentação de um tema relacionado com o ensino da Matemática;
Proposta de uma prática docente que contribua de forma significativa para a resolução do problema da aprendizagem ou para o desenvolvimento do tema relacionado com o ensino.

Objetivos

Capacidade para elaborar relatório crítico da actividade desenvolvida durante o estágio;
Capacidade para identificar problemas relacionados com a actividade lectiva que devam ser objecto de estudo;
Clareza na identificação do problema a estudar;
Capacidade para definir uma metodologia que inclua a apresentação do problema e a sua equação, a pesquisa bibliográfica a fazer, os estudos comparativos que devam ser levados em conta;
Capacidade para estruturar e organizar de forma coerente o resultado de pesquisa e de estudos efectuados;
Capacidade de comunicação oral da posição tomada.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação da dissertação tem em consideração a nota obtida no Estágio e é feita de acordo com o artigo 8º do anexo II ao Regulamento Geral do ciclo de estudos:
1. Na avaliação da dissertação, o júri tem em conta os seguintes aspectos:
a) Apresentação global;
b) Correcção da linguagem;
c) Capacidade de síntese;
d) Estrutura e desenvolvimento lógico;
e) Análise consistente do problema ou tema abordado;
f) Apresentação e qualidade das propostas de prática docente;
g) Clareza do resumo.
2. Na avaliação da apresentação oral e da discussão, o júri considera os seguintes aspectos:
a) Organização e clareza na apresentação do conteúdo;
b) Profissionalismo e postura;
c) Grau de segurança e confiança nas respostas à arguição;
d) Consistência e qualidade das respostas dadas.

Bibliografia principal

Não aplicável