Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Psicologia da Educação

Curso

Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 30

Código

ULHT858-7210

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

. Psicologia e Educação
. Concepções e modelos de desenvolvimento humano. Desenvolvimento físico, cognitivo, sócio-afectivo.
. O desafio das aprendizagens. Processos cognitivos de base. Conceito de inteligência. O papel da motivação. Aprendizagens escolares. Teorias de aprendizagem e modelos de ensino. Igualdade e diferença.
. A construção da identidade ao longo do ciclo vital. Identidade e diversidade.
. Grupo, realidade e dinâmicas. A escola, a turma como realidades sociais. A gestão dos interesses, motivações e aprendizagens. O papel do professor.
. Escola, família e comunidade. A construção, incrementação e gestão do Projecto Educativo. Educação e cidadania.

Objetivos

. Analisar e reflectir sobre tópicos desenvolvidos pela Psicologia Educacional com interesse para a compreensão do aluno e das suas inter-relações na sala de aula, no grupo, na comunidade.
. Conhecer a natureza dos mecanismos e processos básicos, cognitivos e motivacionais, que interferem na aprendizagem quer numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e social, quer de aprendizagem escolar.
. Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho
. Ser capaz de simular, de acordo com um determinado modelo teórico, a sua intervenção em contextos escolares.
. Ser capaz de levantar questões, transformá-las em objecto de pesquisa, e encontrar respostas dentro dos quadros teóricos estudados ou através da observação e recolha de dados.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão indicadas para cada unidade temática referências bibliográficas de base que o aluno terá de consultar antes da aula para poder participar na construção dos saberes em contextos de grupo e colaborativos durante a aula. Ao longo do semestre será convidado a produzir textos escritos sobre as temáticas abordadas para além de realizar provas presenciais.

Bibliografia principal

Anderson, J. (2000). Cognitive Psychology and its implications. New York: Worth Publishers.
Bruner, J.S. (1960). O processo da educação. S. Paulo: Companhia Editora Nacional.
Erikson, E.(1976). Infância e Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Ed .
Ferreras, A. P. (1998). Cognción y Aprendizaje. Madrid: Ediciones Pirámide.
Freud, S.( s.d.). Três ensaios sobre a Teoria Sexual ¿ Lisboa: Livros do Brasil.
Furth, H.G (1974). Piaget na Sala da Aula. Rio de Janeiro: Forense.
Hohmann, M. e al. (1979). A criança em Acção. Lisboa: Fund.Calouste Gulbenkian.
Piaget, J. e Inhelder, B. (1973). A Psicologia da Criança . Lisboa: Moraes.
Piaget, J. (1969). Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense.
Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Vandesplas,C. (1983). Educação e Desenvolvimento social da Criança. Coimbra: Liv. Almedina.
Vega, M. (1989). Introducción a la Psicologia cognitiva. Madrid: Alianza Editorial.