Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Seminário

Curso

Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 15

Código

ULHT858-189

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os orientadores promoverão a reflexão da actividade docente tendo em atenção as seguintes dimensões:
- profissional social e ética;
- desenvolvimento do ensino e da aprendizagem;
- participação na escola e de relação com a comunidade;
- desenvolvimento profissional ao longo da vida.

Objetivos

Os objectivos desta reflexão sobre a actividade docente visam que o aluno atinja o perfil geral de desempenho profissional do professor de Matemática definido no anexo I do Regulamento do Mestrado

Metodologias de ensino e avaliação

AC - A avaliação terá uma componente de avaliação contínua que tem em conta a assiduidade, a participação na discussão do assunto seleccionado para cada sessão, os assuntos apresentados para reflexão e o espírito crítico evidenciado em cada seminário.
PE - Uma prova escrita, com a duração de 3 horas, em que é apresentada uma análise crítica da actividade lectiva. No caso de a crítica ser positiva, o aluno deve evidenciar os aspectos positivos e a razão pela qual assim a considera. No caso de a crítica ser negativa, o aluno deve argumentar a sua posição e apresentar sugestões de alteração de modo a minimizar os aspectos negativos que aponta.

A nota final será obtida da seguinte forma NF= 0,4AC+0,6PE.

Bibliografia principal

S.G. Krantz; Como ensinar Matemática, SPM, 2000
P. Davis, e R. Hersh, A experiência Matemática, Lisboa: Gradiva, 1995.
M. L. Frank, Problem solving and mathematical belief, Arithmetic Teacher, 35, 32-34, 1988
A. Pinto; Memória, cognição e educação: Implicações mútuas. In B. Detry & F. Simas (Eds.). Educação, cognição e desenvolvimento: Textos de psicologia educacional para a formação de professores (pp. 17-54). Lisboa: Edinova, .2001