Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Actividades Individuais

Curso

Exercício e Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

154 | 28

Código

ULHT792-2-10902

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Montagem e operacionalização da sala de exercício/estúdio de PT 1.1 Levantamento de necessidades do público alvo
1.2 Pesquisa de equipamentos e fornecedores
2. A coordenação da sala de exercício
2.1 O Código de Ética e Deontologia
2.2 Sequência das tarefas a cumprir pelos profissionais da sala de exercício 2.3 Elaboração do Manual de Procedimentos
2.4 A Elaboração de Programas de Treino
2.5 Informatização dos procedimentos
2.6 Responsabilidades e tarefas do Professor da Sala de Exercício
3. O acompanhamento pedagógico e supervisão do treino:
3.1 A observação
3.2 O feedback Pedagógico
3.3 A comunicação
3.4 O clima na sala
3.5 Os deslocamentos
3.6 Listagem de comportamentos a observar no aluno e no professor
3.7 Observação e análise de vídeos
4. O que é liderança
4.1 O bom comunicador
4.2 A importância do líder
4.3 Aprender a ser um líder de equipas
4.4 Liderança situacional
4.5 Acções do líder

Objetivos

A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do professor, no exercício das funções de Direcção Técnica de um Ginásio/Health Club, nas diferentes tarefas inerentes à sala de exercício e ao treino personalizado, tanto no âmbito da liderança de equipas, como na programação, controlo e supervisão da qualidade e segurança dos programas de exercício nesse contexto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Competência para o exercício das funções inerentes à função de Diretor Técnico, no âmbito da sala de exercício e dos programas personalizados.
Saber estruturar, equipar e organizar a sala de exercício, mediante diferentes contextos no âmbito do Exercício e Bem Estar.
Conhecer e desenvolver estratégias de implementação dos princípios éticos inerentes às funções a desempenhar no âmbito das atividades individuais
Competência para elaborar autonomamente um manual de procedimentos e respetiva metodologia de prescrição e planeamento de treinos.
Competências para liderança e supervisão pedagogicamente programas de exercício no âmbito das atividades individuais.

Metodologias de ensino e avaliação

Sessões de carácter teórico e teórico-prático. Exposição de conteúdos e realização de pesquisa para a elaboração de um dossier. Visionamento de sessões de treino personalizado, quer presenciais, quer através de filmagens. A avaliação tem uma componente teórica concretizada através da elaboração de um dossier de grupo (60% da nota final) e da sua apresentação individual (40% da nota final), onde constem todos os procedimentos inerentes ao desempenho das funções de diretor técnico e/ou coordenador das atividades individuais de um Ginásio/Health Club.

Bibliografia principal

American College of Sports Medicine (2009) ACSM ´s Guidelines for exercise testing and prescription. 8th Edition. Lippincott Williams & Wilkins. Baltimore.
- American College of Sports Medicine (2009). ACSM's Resource Manual for Exercise Testing and Prescription. 6th Ed. Lippincot Williams and Wilkins. Baltimore.
- Baechle, T. e Earle, R. (2009) in Essentials of Strength Training and Conditioning . 3rd Edition, NSCA, Champaign, IL, Human Kinetics
- Clark, M. A. (2011). NASM , Essentials of Personal Fitness Training. Lippincott Williams & Wilkins. Baltimore
- Olson, J. R. (1997) Facility and Equipment Management for Sport Directors. American Sport Education Program. Human Kinetics.
- Peterson, J. A.; Mclnnis, K. J.; Tharrett, S. J. (2007). ACSM¿S Health/Fitness Facility Standards and Guidelines. Third Edition. American College of Sports Medicine (ACSM). Human Kinetics