Atividades de Grupo
Apresentação
A Unidade Curricular de direção técnica em atividades de grupo no contexto de ginásios e health clubs procura dotar os estudantes de conhecimentos e competências de base para o desempenho de funções de coordenação e supervisão técnica, pedagógica e científica. A UC terá um foco particular nas dimensões previamente enumeradas, visando a supervisão em contextos e dinâmicas de prática, tendo como referência a figura do diretor técnico ou outra de coordenação de atividades.
Disciplina do Curso
Exercício e Bem-Estar
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT792-2-10901
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências. Considera-se que a vivência em contexto experienciada nas UC¿s de Fitness e Estágio sejam de particular relevo para a abordagem aos conteúdos desta disciplina.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: Conhecer a legislação e boas práticas associadas respeitantes às funções do Diretor Técnico. Fomentar conhecimentos e competências que visem o desenvolvimento de práticas orientadas para a segurança e eficácia de programas diversos de atividade física. Desenvolver conhecimentos e competências que permitam uma adequada supervisão técnica das diversas dinâmicas implementadas num ginásio/health club. Identificar e explicar aspetos de relevo na criação ou organização de espaços e equipamentos, assim como produzir os ajustes necessários visando a funcionalidade e segurança das práticas. Conhecimento e domínio dos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de equipas.
Metodologias de ensino e avaliação
Na lecionação desta Unidade Curricular serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial, suportada pela análise da evidência existente e resolução de estudos-caso associados as melhores práticas em ginásios e health clubs. Operacionalizar-se-á ao longo do ano letivo vários momentos de reflexão e análise de dados e projetos associados a questões próximas da realidade da futura intervenção profissional. A organização interna das aulas compreende momentos que poderão englobar os diversos métodos supramencionados.O regime de avaliação contínua tem um momento de avaliação que consiste no desenvolvimento de portfólio (manual de operações).Qualquer momento de avaliação a classificação terá de ser igual ou superior a 9.5 valores para a obtenção de aprovação. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente a 70% do número total de aulas.
Bibliografia principal
ACSM (2021). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Brito,J. (2014) Direção Técnica de Giásios e Health Clubs. Procedimentos e Operações. Escola Superior de Desporto de Rio Maior- Instituto Politécnico de Santarém. Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition).Champaign: Human Kinetics. Mestre, A. (2017). Direito do Fitness. Atividades em Ginásios e Health Clubs. Porto: Vida Económica. Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. Teixeira, D. S., Monteiro, D., Rodrigues, F., Sousa, A. M., Chaves, C. C., & Cid, L. (2020). Ginásios e Health Clubs em Portugal: Estaremos perante uma República das Bananas? Motricidade, 16(1), 3-17. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.19688
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Luis Cerca De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas. H.1.2 ou em local a combinar Carla Gaspar