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Universidade Lusófona

Métodos e Técnicas de Investigação em Exercício e Bem-estar

Curso

Exercício e Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

200 | 50

Código

ULHT792-10894

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Aspectos Epistemiológicos
O passo-a-passo de um projecto científico
1. O desenvolvimento do interesse e tema
2. A revisão de literatura
2. a. As bases de dados online
2. b. As normas das referências bibliográfica (APA)
2. c. Como organizar a revisão de literatura
2. d. A revisão sistemática da literatura
2. e. Como analisar um artigo científico
3. O método
3. a. Desenhos de estudo
3. b. A escolha dos instrumentos/medidas
4. A análise de dados e a elaboração dos resultados
4. a. O que significa uma associação entre variáveis
4. b. Bioestatística (SPSS)

Objetivos

Desenvolver conhecimentos, aptidões e competências acerca dos métodos de investigação científica no contexto do exercício e bem-estar.
1. Desenvolver a capacidade de análise sistemática de publicações científicas e a reflexão crítica sobre as mesmas.
2. Desenvolver competências e autonomia na elaboração de projectos científicos.
3. Conhecer e desenvolver as capacidades de análise de dados quantitativos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Desenvolver a capacidade de análise sistemática de publicações científicas e a reflexão crítica sobre as mesmas.
- Conhecer os métodos de pesquisa bibliográfica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus)
- Desenvolver técnicas de leitura de artigos (fichas de leitura) e de apresentação de artigos
2. Desenvolver competências e autonomia na elaboração de projectos científicos.
- Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes
- Desenvolve competências na elaboração de um pré-projecto
3. Conhecer e desenvolver as capacidades de análise de dados quantitativos.
- Domina, na óptica do utilizador, o software SPSS ou PSPP
- Domina a definição dos procedimentos estatísticos em diferentes cenários de análise.

Metodologias de ensino e avaliação

Avaliação contínua:
A UC incluirá sessões expositivas (25%) e de sessões teórico-práticas (75% ): A avaliação será efectuada através de 4 trabalhos de grupo (2 apresentações e 2 documentos escritos) e 2 fichas individuais. A nota será calculada de
acordo com a seguinte fórmula 0.40 trabalhos grupo x 0.60 fichas.
Nos trabalhos de grupo pede-se 1 desenvolvimento de 1 projecto de pesquisa, enquadrado nas linhas de investigação do mestrado. Conforme os alunos vão apresentando os trabalhos vão recebendo feedbacks e conteúdos
que lhes permitem desenvolver o projecto. O texto final terá a seguinte organização: introdução(5000 caracteres), objectivo(1000), método(5000 caracteres) e referências biblográficas.
As fichas individuais centram-se nos aspectos metodológicos da elaboração de pesquisas científicas e na análise dos dados.
Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle.
Avaliação por exame: o aluno que não cumprir estes requesitos deverá recorrer a exame.

Bibliografia principal

APA. (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA.
Cash, T. F. (2009). Caveats in the proficient preparation of an APA-style research manuscript for publication. Body Image, 6(1), 1-6.
Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S. (2003). Applied Multiple Regression/Correlation Analysis for the Behavioral Sciences - 3rd Edition. Mahwah, New Jersey: Laurence Erlbaum Associates.
Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física (3a Edição). São Paulo: Artmed, Editora.