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Universidade Lusófona

Nutrição e Exercício

Apresentação

A alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Esta unidade curricular pretende endereçar estas estratégias, focando-se em conceitos básicos de nutrição e alimentação, no cálculo das necessidades energéticas dos indivíduos, e no tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluídos para manter e promover um ótimo estado de saúde e adaptação à prática de exercício físico. Serão ainda abordados mitos no contexto da alimentação e nutrição, os efeitos do exercício na regulação do comportamento alimentar (apetite/saciedade), assim como, a problemática da suplementação no contexto da prática de exercício físico.

Disciplina do Curso

Exercício e Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT792-8643

Disciplinas complementares recomendadas

Sem precedências: Anatomofisiologia, Fisiologia, Bioquímica

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Introdução à Nutrição: Macro e micronutrientes e fluídos: conceitos base e funções/ações fisiológicas no organismo.
  2. Princípios nutricionais e alimentares para a promoção de um bom estado de doença e prevenção de doença: A nova roda dos alimentos; padrão alimentar mediterrânico; a tabela da composição de alimentos; rotulagem alimentar e nutricional; objetivos SMART no contexto da alimentação e nutrição; mitos e factos no contexto da alimentação e nutrição.
  3. Metabolismo energético: Fontes de energia muscular; necessidades energéticas.
  4. Princípios nutricionais e alimentares de suporte à prática de exercício físico: Recomendações nutricionais e alimentares gerais; recomendações antes, durante e após a prática.
  5. Exercício físico e a regulação do comportamento alimentar: Efeitos do exercício no apetite, saciedade e regulação alimentar.
  6. Suplementação no contexto do exercício físico

Objetivos

Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento:

1. Da relação entre a nutrição e o exercício, numa perspetiva integrada e com base na evidência científica;

2. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença;

3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prática de exercício físico;

4. Dos mitos no contexto da alimentação e nutrição;

5. Do efeito do exercício no apetite, saciedade e regulação alimentar;

6. Da suplementação nutricional/alimentar no contexto do exercício físico.

Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.

Metodologias de ensino e avaliação

É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em sala de aula entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (realização de exercícios práticos). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. A avaliação continua requer uma assiduidade igual ou superior a 70% e compreende a realização de um trabalho escrito com apresentação oral. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos 9,5 valores. Se o aluno optar por não fazer a avaliação contínua, poderá ter aprovação à unidade curricular através do exame de primeira época englobando todos os conteúdos da UC.

Bibliografia principal

  • Burke, L.M., Castell, L.M., Casa, D.J., Close, G.L., Costa, R.J.S., Desbrow, B., et al. International Association of Athletics Federations Consensus Statement 2019: Nutrition for Athletics. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2019;29(2):73-84.
  • Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Nutrição no Desporto. Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 2016.
  • Thomas, D.T., Erdman, K.A., Burke, L.M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. Mar;116(3):501-28.
  • Teixeira, P.J., Sardinha, L.B., & Themudo Barata, J.L. (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel: Edições Técnicas.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Inês Santos

Quinta-feira das 16h30-18h

Espaço Professor (com marcação prévia via email p4871@ulusofona.pt)

 

 

 

 

 

 

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