Planeamento e Prescrição do Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-estar
Apresentação
A UC de Planeamento e Prescrição de Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-Estar enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a futura prática profissional enquanto profissional do exercício. A UC apoia-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na melhor evidência científica. A organização das aulas procura uma articulação estreita entre conteúdos desenvolvidos em ciclos de formação anteriores, procurando analisar e estruturá-los face às possibilidades contextuais, introduzindo novos conteúdos e desenvolvendo competências face a diferentes possibilidades de intervenção. É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final na linha de exercício e bem-estar, profissionais com elevada capacidade de adequar a sua atividade à maioria das situações emergentes da prática.
Disciplina do Curso
Exercício e Bem-Estar
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT792-10896
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências. Existirá articulação com conteúdos trabalhados no 1º Ciclo, com particular ênfase nas disciplinas de saúde e condição física e fitness IV.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento e prescrição de exercício para a promoção da saúde e bem-estar 2. Avaliação da aptidão física 3. Avaliação da atividade física 4. Planeamento e prescrição de exercício 5. Prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis e com condicionantes ou em fases distintas de vida
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de: 1 - Compreender a importância do desenvolvimento de processos de avaliação, prescrição e planeamento do exercício sustentados na melhor evidência científica e experiências contextuais de relevo 2 - Compreender o desenvolvimento, sustentação empírica, e aplicabilidade de recomendações internacionais para a prescrição e promoção da prática de atividade física, comportamento sedentário e sono, em crianças, adolescentes e adultos. 3 - Desenvolver competências de prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis, assim como em populações com condicionantes ou em fases especiais de vida 4 - Identificar a validade e fiabilidade de ferramentas e instrumentos de avaliação da atividade física e aptidão física, particularmente face a técnicas e tecnologias emergentes, e perante a necessidade de intervenções individualizadas e/ou especializadas
Metodologias de ensino e avaliação
Na lecionação desta Unidade Curricular serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial, suportada pela análise da evidência existente e resolução de estudos-caso associados. Operacionalizar-se-á ao longo da disciplina alguns momentos de aplicação de conhecimentos em contexto próximo da futura intervenção. A organização interna das aulas compreende momentos que poderão englobar os diversos métodos supramencionados. Existirão ao longo da UC, no regime de avaliação contínua, três momentos de avaliação, que se estruturam ponderalmente da seguinte forma: Em qualquer momento de avaliação (teórico ou prático) a classificação terá de ser igual ou superior a 9.5 valores para a obtenção de aprovação. A realização por exame implicará a realização de uma prova de natureza escrita, prática e com aferição em registo verbal/oral.
Bibliografia principal
- ACSM (2018). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics. - Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. - World Health Organization (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. World Health Organization. - World Health Organization (2020). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour: at a glance. World Health Organization.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Diogo Santos Teixeira De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas. H.1.2 ou em sítio a combinar Eduarda Sá De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas. Em sítio a combinar ou online Hugo Vieria Pereira De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas. H.1.2 ou em sítio a combinar