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Universidade Lusófona

Planeamento e Prescrição do Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-estar

Apresentação

A UC de Planeamento e Prescrição de Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-Estar enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a futura prática profissional enquanto profissional do exercício.

 

A UC apoia-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na melhor evidência científica.

 

A organização das aulas procura uma articulação estreita entre conteúdos desenvolvidos em ciclos de formação anteriores, procurando analisar e estruturá-los face às possibilidades contextuais, introduzindo novos conteúdos e desenvolvendo competências face a diferentes possibilidades de intervenção.

 

É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final na linha de exercício e bem-estar, profissionais com elevada capacidade de adequar a sua atividade à maioria das situações emergentes da prática.

Disciplina do Curso

Exercício e Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT792-10896

Disciplinas complementares recomendadas

Sem precedências.

 

Existirá articulação com conteúdos trabalhados no 1º Ciclo, com particular ênfase nas disciplinas de saúde e condição física e fitness IV.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Planeamento e prescrição de exercício para a promoção da saúde e bem-estar

2. Avaliação da aptidão física

3. Avaliação da atividade física

4. Planeamento e prescrição de exercício

5. Prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis e com condicionantes ou em fases distintas de vida

 

Objetivos

Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de:

 

1 - Compreender a importância do desenvolvimento de processos de avaliação, prescrição e planeamento do exercício sustentados na melhor evidência científica e experiências contextuais de relevo

 

2 - Compreender o desenvolvimento, sustentação empírica, e aplicabilidade de recomendações internacionais para a prescrição e promoção da prática de atividade física, comportamento sedentário e sono, em crianças, adolescentes e adultos.

 

3 - Desenvolver competências de prescrição de exercício em pessoas aparentemente saudáveis, assim como em populações com condicionantes ou em fases especiais de vida

 

4 - Identificar a validade e fiabilidade de ferramentas e instrumentos de avaliação da atividade física e aptidão física, particularmente face a técnicas e tecnologias emergentes, e perante a necessidade de intervenções individualizadas e/ou especializadas

Metodologias de ensino e avaliação

Na lecionação desta Unidade Curricular serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial, suportada pela análise da evidência existente e resolução de estudos-caso associados.

Operacionalizar-se-á ao longo da disciplina alguns momentos de aplicação de conhecimentos em contexto próximo da futura intervenção. A organização interna das aulas compreende momentos que poderão englobar os diversos métodos supramencionados.

 

Existirão ao longo da UC, no regime de avaliação contínua, três momentos de avaliação, que se estruturam ponderalmente da seguinte forma:

  • Teste escrito: 35%
  • Resolução de estudos-caso: 35%
  • Trabalho em grupo: 30%

 

Em qualquer momento de avaliação (teórico ou prático) a classificação terá de ser igual ou superior a 9.5 valores para a obtenção de aprovação. A realização por exame implicará a realização de uma prova de natureza escrita, prática e com aferição em registo verbal/oral.

Bibliografia principal

-          ACSM (2018). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

-          ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

-          Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics.

-          Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.

-          World Health Organization (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. World Health Organization.

-          World Health Organization (2020). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour: at a glance. World Health Organization.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Diogo Santos Teixeira

De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.

H.1.2 ou em sítio a combinar

Eduarda Sá

De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.

Em sítio a combinar ou online

Hugo Vieria Pereira

De acordo com as disponibilidades dos alunos - das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.

H.1.2 ou em sítio a combinar

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