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Universidade Lusófona

Psicologia do Exercício e Saúde

Apresentação

A Unidade Curricular Psicologia do Exercício e da Saúde pretende dotar os estudantes de conhecimentos específicos aplicados na área do exercício (em vários contextos) e saúde.

A unidade aborda de forma ampla não só as consequências positivas da prática regular, ilustrando os mecanismos psicológicos que as suportam, como também como os promover. Fazendo uso de modelos teóricos cientificamente validados e estratégias deles derivadas, esta UC pretende dotar o aluno não só de uma melhor compreensão do fenómeno da adesão continuada à prática regular de exercício físico, como também de que tipo de estratégias motivacionais e autorregulatórias o podem fomentar.

Disciplina do Curso

Exercício e Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT792-10895

Disciplinas complementares recomendadas

Promoção da Saúde

Planeamento e Prescrição do Exercício

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I - A promoção dos comportamentos do movimento

  1. Adesão e Modelos de Modificação Comportamental
  2. Técnicas de modificação comportamental e sua taxonomia
  3. Auto-regulação e Teoria da Auto-Determinação
  4. Estratégias práticas de apoio ao desenvolvimento de um clima de acção sustentador de autonomia, estrutura e envolvimento positivo. Exemplos da Entrevista motivacional.

 

II.O desafio da implementação dos conhecimentos da Psicologia do Exercício e da Saúde no contexto das novas tecnologias.

 

III.O impacto psicológico dos comportamentos do movimento

        1. Benefícios Psicológicos do Exercício: mecanismos subjacentes e como os promover

        2. Aspectos Negativos Associados ao Exercício: Identificar e prevenir

Objetivos

  • Identificar e explicar as variáveis psicológicas associadas aos principais modelos de modificação comportamental na área da promoção do exercício e da saúde, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos de referência, através do conhecimento e reflexão acerca dos mecanismos de ação neles preconizados e seu potencial de aplicação prática.
  • Treinar estratégias básicas de intervenção motivacional e autorregulatória, a aplicar em diferentes contextos de exercício, no sentido de potenciar a adesão e a manutenção da prática regular de exercício, bem como a satisfação com o mesmo.
  • Descrever os mecanismos responsáveis pelos benefícios psicológicos do exercício; proporcionar exemplos e tarefas de como se pode implementar um programa de exercício que promova estes benefícios.
  • Identificar sinais e características de situações de dependência de exercício, no sentido de permitir um despiste, encaminhamento e prevenção adequados destas situações.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão leccionadas aulas teóricas (expositivas) e teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas, role-play e trabalhos de grupo). Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.

 

Avaliação contínua:

I. Com base na aprendizagem de várias estratégias autorregulatórias e motivacionais, os alunos devem, com base num caso-problema, aplicar um protocolo de aconselhamento breve e exemplificá-lo em role-play: Utente/Técnico/Narrador das estratégias (30%)

II. Trabalho de grupo: análise de um conjunto selecionado de artigos científicos e será avaliado através de uma apresentação oral e entrega dos ppts com respetivos comentários (70%)

 

Avaliação por exame

50% exame escrito/50% oral

Bibliografia principal

APA Handbook of Sport and Exercise Psychology: Vol. 2. Exercise Psychology, M. H. Anshel (Editor-in-Chief)

 

Patrick H, Resnicow K, Teixeira PJ, Williams GC (2012). Communication skills to elicit physical activity: How to talk to clients. In Nigg, C.R. (Ed.). ACSM¿s Behavioral Aspects of Exercise. Lippincott Williams & Wilkins

 

Bidle, S.J.H., & N. Mutrie (2008) , Psychology of physical activity: determinants, well-being and interventions. Routledge: New York

 

Dominika Kwasnicka, Stephan U Dombrowski, Martin White & Falko Sniehotta (2016): Theoretical explanations for maintenance of behaviour change: a systematic review of behaviour theories, Health Psychology Review, DOI: 10.1080/17437199.2016.1151372

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Marlene Nunes silva

Quintas-feiras 14h

Sala de docentes

 

 

 

 

 

 

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