Psicologia do Exercício e Saúde
Apresentação
A Unidade Curricular Psicologia do Exercício e da Saúde pretende dotar os estudantes de conhecimentos específicos aplicados na área do exercício (em vários contextos) e saúde. A unidade aborda de forma ampla não só as consequências positivas da prática regular, ilustrando os mecanismos psicológicos que as suportam, como também como os promover. Fazendo uso de modelos teóricos cientificamente validados e estratégias deles derivadas, esta UC pretende dotar o aluno não só de uma melhor compreensão do fenómeno da adesão continuada à prática regular de exercício físico, como também de que tipo de estratégias motivacionais e autorregulatórias o podem fomentar.
Disciplina do Curso
Exercício e Bem-Estar
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT792-10895
Disciplinas complementares recomendadas
Promoção da Saúde Planeamento e Prescrição do Exercício
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I - A promoção dos comportamentos do movimento II.O desafio da implementação dos conhecimentos da Psicologia do Exercício e da Saúde no contexto das novas tecnologias. III.O impacto psicológico dos comportamentos do movimento 1. Benefícios Psicológicos do Exercício: mecanismos subjacentes e como os promover 2. Aspectos Negativos Associados ao Exercício: Identificar e prevenir
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
Serão leccionadas aulas teóricas (expositivas) e teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas, role-play e trabalhos de grupo). Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão. Avaliação contínua: I. Com base na aprendizagem de várias estratégias autorregulatórias e motivacionais, os alunos devem, com base num caso-problema, aplicar um protocolo de aconselhamento breve e exemplificá-lo em role-play: Utente/Técnico/Narrador das estratégias (30%) II. Trabalho de grupo: análise de um conjunto selecionado de artigos científicos e será avaliado através de uma apresentação oral e entrega dos ppts com respetivos comentários (70%) Avaliação por exame 50% exame escrito/50% oral
Bibliografia principal
APA Handbook of Sport and Exercise Psychology: Vol. 2. Exercise Psychology, M. H. Anshel (Editor-in-Chief) Patrick H, Resnicow K, Teixeira PJ, Williams GC (2012). Communication skills to elicit physical activity: How to talk to clients. In Nigg, C.R. (Ed.). ACSM¿s Behavioral Aspects of Exercise. Lippincott Williams & Wilkins Bidle, S.J.H., & N. Mutrie (2008) , Psychology of physical activity: determinants, well-being and interventions. Routledge: New York Dominika Kwasnicka, Stephan U Dombrowski, Martin White & Falko Sniehotta (2016): Theoretical explanations for maintenance of behaviour change: a systematic review of behaviour theories, Health Psychology Review, DOI: 10.1080/17437199.2016.1151372
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Marlene Nunes silva Quintas-feiras 14h Sala de docentes