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Universidade Lusófona

Psicologia do Exercício e Saúde

Curso

Exercício e Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 30

Código

ULHT792-10895

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Benefícios Psicológicos do Exercício
Quais são, quais os mecanismos subjacentes, que tipo de actividade física promove estes efeitos.
2. Aspectos Negativos Associados ao Exercício
A dependência do exercício.
3. Adesão e Modelos de Modificação Comportamental
Modelos e teorias explicativas. As teorias sócio-cognitivas e a teoria da autodeterminação. O papel da motivação: quantidade vs. a qualidade da motivação. Fundamentos necessários ao desenvolvimento de uma motivação autónoma. Estratégias práticas de apoio ao desenvolvimento de um clima de acção sustentador de autonomia, estrutura e envolvimento positivo
Novas abordagens à modificação do comportamento.
O desafio da implementação dos conhecimentos da Psicologia do Exercício e da Saúde no contexto das novas tecnologias.
4. Estratégias de Intervenção
Intervenções individuais e de grupo. A entrevista motivacional.

Objetivos

1. Analisar os processos psicológicos associados ao comportamento humano em contextos de exercício.
2. Analisar intervenções psicológicas promotoras do comportamento de saúde ao nível individual e comunitário.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver conhecimentos, aptidões e competências baseados na evidência acerca da psicologia do exercício e saúde .
1. Dar a conhecer os benefícios psicológicos do exercício. Proporcionar exemplos e tarefas de como se pode implementar um programa de exercício que promova estes benefícios.
2. Dar a conhecer as características de situações de dependência de exercício, no sentido de permitir um despiste destas situações.
3. Dar a conhecer os princípios de modificação comportamental que regem a adesão ao exercício regular. Será dado particular enfase à teoria da auto-determinação, como paradigma do desenvolvimento de motivações autónomas para a prática de exercício e sua auto-regulação. Proporcionar exemplos e tarefas que trabalhem sob a elaboração de programas de exercício que respeitem estes princípios.
4. Dar a conhecer princípios e técnicas de intervenção individual e comunitárias para a promoção do exercício. Proporcionar exemplos e tarefas da entrevista motivacional.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão leccionadas aulas teóricas (expositivas) teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo).
Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.

Avaliação contínua:
Para realizar a avaliação contínua os alunos terão de concretizar trabalhos de grupo e individuais.
O trabalho de grupo será a revisão de um artigo científico e será avaliado através de uma apresentação oral.
A avaliação individual será realizada sob o formato de ficha de avaliação.
A nota final será: 0.6*trabalho individual+0.4*trabalho de grupo.
Todos os momentos terão de ser iguais ou superiores a 7.5 e a nota final terá de ser igual ou superior a 9.5.

Avaliação por exame:
O aluno que não cumprir estes requisitos poderá recorrer aos exames.

Bibliografia principal

Bidle,S.J.H.,&N.Mutrie(2008),Psychology of physical activity:determinants, well-being and interventions.Routledge:New York
Edmunds J,Ntoumanis N,Duda J(2009)Helping your clients and patients take ownership over their exercise.ACSM Health & Fitness Journal 13:20-25
Mears J.,& Kilpatrick,M.(2008)Motivation for exercise:applying theory to make a difference in adoption and adherence.ACSM¿s Health & Fitness Journal,1(1): 20-26
Pagaduan,J.C.,Kritz,M.Wilson,P.M.,& Palmeira,A.L.(2011).Autonomy Support in Strength and Conditioning.Sport Scientific And Practical Aspects,8(1),49¿53.
Patrick H,Resnicow K,Teixeira PJ,Williams GC(2012).Communication skills to elicit physical activity:How to talk to clients.In Nigg,C.R (Ed.).ACSM¿s Behavioral Aspects of Exercise.Lippincott Williams & Wilkins,
Teixeira,P.,Silva,M.,Matta,J.,Palmeira,A.L.,& Markland,D.(2012).Motivation, self-determination, and long-term weight control.International Jounal of Behavioral Nutrition and Physical Activity,9(22),1¿40.