Competências e Formação do Treinador
Apresentação
Analisar as funções e tarefas do treinador nos vários níveis de formação e desenvolvimentoo (da formação ao alto rendimento), e reflectir sobre as competências profissionais necessárias para a consecução dos objectivos estabelecidos para cada um dos níves de formação e desenvolvimento. A UC tem ainda como objectivo essencial promover a compreensão do estado da investigação sobre a formação de treinadores e dos desafios associados à qualificação, formação e profissionalização destes agentes desportivos.
Disciplina do Curso
Futebol - da Formação à Alta Competição
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2166-10882
Disciplinas complementares recomendadas
Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas; Sociologia do Desporto e das Actifidades Físicas; Teoria e Metodologia do Treino.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. O racional da disciplina. Princípios e pressupostos. 2. A filosofia e a 'expertise' dos treinadores, a importância de cada uma e sua relação. O processo de socialização profissional. 3. A investigação sobre o perfil e competências gerais e específicas do treinador. A perspectiva pedagógica e a pespectiva psicológica. 4. As competências do treinador e as ocupações standard (ocupação orientada para a participação e a ocupação orientada para o rendimento), as competências transversais e competências específicas, e os domínios de acção de um treinado¿ organização e gestão do treino. 5. O treinador 'expert'. Características e componentes da 'expertise' profissional. Etapas de desenvolvimento da ¿expertise¿ profissional.
6. A construção de programas de formação de treinadores. O modelo de seis etapas.
7. Estratégias de desenvolvimento profissional: O saber analisar, o saber reflectir e o saber justificar; a técnica dos incidentes-críticos; a investigação-acção.
Objetivos
Os estudantes: 1. Compreendem o modo como se forma a filosofia e a expertise dos treinadores, a importância de cada uma e a relação entre ambas. 2. Conhecem a evolução da investigação sobre a eficácia e a expertise do treinador. 3. Conhecem o conceito de ¿expertise¿ e as suas componentes cognitivas e comportamentais no ensino do desporto. 4. Constroem programas de formação de treinadores respeitando os princípios de qualidade requeridos para os processos de desenvolvimento curricular. 5. Conhecem e diferenciam conceitos fundamentais da teoria da formação de formadores. 6. Conhecem e sabem como utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento profissional dos treinadores . 7. Aplicam os princípios de desenvolvimento curricular na análise de programas de formação de treinadores.
Metodologias de ensino e avaliação
Momentos de informação (aulas expositivas) e de realização de trabalho autónomo dos estudantes através da realização de fichas fornecidas pelo professor e da análise de temas que constituem as tarefas de avaliação. Realização, apresentação e discussão de um Trabalho Escrito sobre um problema. Realização de um Dossier (individual) onde deverá constar toda a informação e documentos que permitam dar ao Professor uma ideia do trabalho que vai sendo realizado O trabalho será classificado numa escala de 0 a 18 valores. O Dossier será classificado entre 0 e 2 valores
pelo estudante na disciplina (documentos obrigatórios: fichas de leitura da bibliografia obrigatória).
¿ O (Dossier vazio ou não contemplando fichas de toda a bibliografia obrigatória);
¿ 1 (Apenas fichas de todas as leituras obrigatórias);
¿ 2 (Acrescenta reflexões e pessoais revelantes sobre temas relacionados com a disciplina.
Bibliografia principal
present and future. Journal of Sports Sciences, 30(10), 985-994.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Francisco Carreiro da Costa 15:00 - 17:00 horas L 3.15