Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • avaDOC
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Competências e Formação do Treinador

Universidade Lusófona

Competências e Formação do Treinador

Apresentação

Analisar as funções e tarefas do treinador nos vários níveis de formação e desenvolvimentoo (da formação ao alto rendimento), e reflectir sobre as competências profissionais necessárias para a consecução dos objectivos estabelecidos para cada um dos níves de formação e desenvolvimento. A UC tem ainda como objectivo essencial promover a compreensão do estado da investigação sobre a formação de treinadores e dos desafios associados à qualificação, formação e profissionalização destes agentes desportivos.

Disciplina do Curso

Futebol - da Formação à Alta Competição

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT2166-10882

Disciplinas complementares recomendadas

Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas; Sociologia do Desporto e das Actifidades Físicas; Teoria e Metodologia do Treino.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O racional da disciplina. Princípios e pressupostos.

2. A filosofia e a 'expertise' dos treinadores, a importância de cada uma e sua relação. O processo de socialização profissional.

3. A investigação sobre o perfil e competências gerais e específicas do treinador. A perspectiva pedagógica e a pespectiva psicológica.

4. As competências do treinador e as ocupações standard (ocupação orientada para a participação e a ocupação orientada para o rendimento), as competências transversais e competências específicas, e os domínios de acção de um treinado¿ organização e gestão do treino.

5. O treinador 'expert'. Características e componentes da 'expertise' profissional. Etapas de desenvolvimento da ¿expertise¿ profissional.
6. A construção de programas de formação de treinadores. O modelo de seis etapas.
7. Estratégias de desenvolvimento profissional: O saber analisar, o saber reflectir e o saber justificar; a técnica dos incidentes-críticos; a investigação-acção.

Objetivos

Os estudantes:

1. Compreendem o modo como se forma a filosofia e a expertise dos treinadores, a importância de cada uma e a relação entre ambas.

2. Conhecem a evolução da investigação sobre a eficácia e a expertise do treinador.

3. Conhecem o conceito de ¿expertise¿ e as suas componentes cognitivas e comportamentais no ensino do desporto.

4. Constroem programas de formação de treinadores respeitando os princípios de qualidade requeridos para os processos de desenvolvimento curricular.

5. Conhecem e diferenciam conceitos fundamentais da teoria da formação de formadores.

6. Conhecem e sabem como utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento profissional dos treinadores .

7. Aplicam os princípios de desenvolvimento curricular na análise de programas de formação de treinadores.

Metodologias de ensino e avaliação

Momentos de informação (aulas expositivas) e de realização de trabalho autónomo dos estudantes através da realização de fichas fornecidas pelo professor e da análise de temas que constituem as tarefas de avaliação.

Realização, apresentação e discussão de um Trabalho Escrito sobre um problema. 

Realização de um Dossier (individual) onde deverá constar toda a informação e documentos que permitam dar ao Professor uma ideia do trabalho que vai sendo realizado
pelo estudante na disciplina (documentos obrigatórios: fichas de leitura da bibliografia obrigatória).

O trabalho será classificado numa escala de 0 a 18 valores. 

O Dossier será classificado entre 0 e 2 valores
¿ O (Dossier vazio ou não contemplando fichas de toda a bibliografia obrigatória);
¿ 1 (Apenas fichas de todas as leituras obrigatórias);
¿ 2 (Acrescenta reflexões e pessoais revelantes sobre temas relacionados com a disciplina.

Bibliografia principal

  • Boardeley, D. ((2018) Coaching efficacy research: learning from the past and looking to the future, International Review of Sport and Exercise Psychology, 11:1, 214-237.
  • Cassidy, T., Jones, R., & Poltrac, P. (2004). Understanding sports Coaching the Social, Cultural and Pedagogical Foundations of Coaching Practice. New York: Routledge.
  • Côté, J & Gilbert, W. (2009). An Integrative Definition of Coaching Effectiveness and Expertise, International Journal of Sports Science & Coaching, 4(3), 307-32
  • Gilbert, W., Nater, S., Siwik, M., & Gallimore, R. (2010). The Pyramid of Teaching Success in Sport: Lessons from Applied Science and Effective Coaches. Journal of Sport Psychology in Action, 1, 86-94.
  • Nash, C., Martindale, R., Collins, D., & Martindale, A. (2012). Parameterising expertise in coaching: Past,
    present and future. Journal of Sports Sciences, 30(10), 985-994.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Francisco Carreiro da Costa

15:00 - 17:00 horas

L 3.15

 

 

 

 

 

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Jornadas de Sexologia
  • Gestão de Projetos na Execução da Estratégia da Empresa
  • Conversas em Comunicação
  • Conviver e Aprender com a Interculturalidade
  • Pensar Direito - Fórum de discussão jurídica

Notícias

  • Dias Abertos - Erasmus, Propostas e Saber+
  • Estudante da Lusófona colocado em estágio PECMNE
  • Lusófona participa no ELIA Showcase
  • Universidade Lusófona candidata-se ao programa Internacional Eco-Escolas
  • Docente da Lusófona apresenta projeto na Antena 1

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Edições Universitárias Lusófonas
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência Logotipo do Livro de Reclamações online

A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2019 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.