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Universidade Lusófona

Competências e Formação do Treinador

Curso

Futebol - da Formação à Alta Competição

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

200 | 50

Código

ULHT2166-10882

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Situação da formação de treinadores em Portugal, na Comunidade Europeia e no resto do Mundo e ligações entre os vários contextos; o modelo português de formação de treinadores no contexto da Comunidade Europeia e a legislação que o suporta; exemplos de outros modelos;
2. Organização da actividade do treinador e tarefas fundamentais a desenvolver; construção da filosofia do treinador, desenvolvimento da expertise e relações entre ambas;
3. Como construir, avaliar e realizar o acompanhamento de programas de formação de treinadores; tutoria na formação de treinadores - justificação e objectivos;
4. Desenvolvimento da profissão: estado actual e perspectivas de desenvolvimento.
5. Formação dos Formadores de Treinadores: problemas inerentes à sua seleção, formação e carreira.

Objetivos

A UC tem como objectivo essencial promover a compreensão do que está a ocorrer no mundo da formação de treinadores e dos desafios associados à qualificação, formação e profissionalização destes.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Identificação das tarefas a realizar pelos treinadores para o completo exercício da sua actividade nos diferentes contextos de prática;
2. Identificação dos diferentes ambientes de aprendizagem e formação;
3. Compreensão do modo como se formam a filosofia e a expertise dos treinadores, a importância de cada uma e a relação entre ambas;
4. Domínio da prática da determinação das necessidades de formação de treinadores em diferentes contextos bem como da organização e avaliação de programas de formação de treinadores;
5. Compreensão da importância, das tarefas necessárias e das necessidades da formação de formadores e tutores de treinadores;
6. Identificação dos problemas e do estado do desenvolvimento da profissão.

Metodologias de ensino e avaliação

Utiliza-se conferências e palestras e aulas teórico e práticas, aplicando instrumentos de investigação do comportamento e das instruções do treinador. Aplicaremos o sistema de b-learning, com base na plataforma Moodle, onde serão inseridos e disponibilizados materiais pedagógicos de apoio aos estudantes (slides e pdf´s).
Os alunos serão avaliados através da apresentação de uma revisão crítica de artigos, livros ou capítulos de livros, previamente aprovados pelo professor e também através da realização de um ensaio sobre um dos conteúdos da UC. Através da divisão em aulas teóricas, expositivas (33% do total) e teórico-práticas (66% do total) pretendem-se criar condições para que, nas aulas teórico-práticas, os estudantes analisem e discutam os aspectos apresentados na aula teórica.

Bibliografia principal

Cassidy,T. & outros (2004), Understanding Sports Coaching. Ed. Routledge, Londres.
Duffy, P. & outros (2011), Sport coaching as a profession: challenges and future directions. International Journal of Coaching Science, Vol. 5, No. 2, July 2011.
Ericsson, K. A. & outros (2006), The Cambridge Handbook of Expertise and Expert Performance. Cambridge Univ. Press, N.I.
International Sports Coaching Framework, version 1.2 (2012), Human Kinetics, Champaign/Illinois
International Framework for Coach Developers, version 1.1 (2013), Human Kinetics, Champaign/Illinois
Kidman, L. & outra (2011), The coaching process. Ed. Routledge, Londres.
Lyle, J. (2002), Sports Coaching Concepts. Ed. Routledge, Londres.
Mequita, I. & outros (2010), Coaches ´perceptions of competence and acknowledgment of training needs related to professional competences. Journal of Sport Science & Medicine (2010) 9, 62-70.
Programa Nacional de Formação de Treinadores (2008), Ed. Instituto do Desporto de Portugal