Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Organização e Planeamento do Treino e Competição

Curso

Futebol - da Formação à Alta Competição

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

200 | 50

Código

ULHT2166-10879

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Concepção sistémica do processo de treino.
2. Caracterização do esforço específico no Futebol: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e tácticos e da preparação teórica.
3. Fundamentos da periodização do treino e sua aplicação no Futebol: elementos estruturais e respectivas funções. Análise das formas de aumento gradual da carga de treino ao longo dos anos.
4. Efeitos do treino: tipos e meios de controlo e avaliação.
5. Estudo e análise comparativa da organização e planeamento do treino e competição em várias etapas da formação do futebolista.
6. Planeamento conceptual (conceito, natureza, objectivos, meios, princípios, limites e etapas).
7. Planeamento estratégico (conceito, natureza, objectivos, meios, princípios, limites e etapas).
8. Planeamento táctico (conceito, natureza, objectivos, meios, limites, responsável e etapas).

Objetivos

O objectivo desta UC é desenvolver uma concepção sistémica do processo de treino, no âmbito das capacidades motoras, técnico/tácticas e psicológicas específicas do futebol. Neste âmbito importa enquadrar esta concepção planeando e periodizando o processo de ensino/treino a curto e a longo prazo. Por fim, estabelece-se as dimensões de modelo de jogo, preparação da equipa para um determinado contexto competitivo e a condução da competição por parte do treinador.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A presente UC tem como principais objectivos de aprendizagem: (1) Domínio e análise crítica dos principais modelos de organização e periodização do treino - a concepção sistémica; (2) Identificação dos factores determinantes do sucesso no domínio da organização, planeamento e execução do treino; (3) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada intervenção na competição, nas etapas de formação do futebolista e no alto rendimento; (4) Diferenciar níveis de planeamento de âmbito conceptual, estratégico e táctico.

Metodologias de ensino e avaliação

São leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas. Informação, questionamento e problematização de conceitos no seu processo de interação e validação com a realidade, suscitando a reflexão critica dos estudantes, constituirá o método privilegiado de ensino. Artigos, relatórios de observação e estágio, assim como dissertações, constituirão instrumentos de ensino predominantes. Complementarmente, utilizar-se-à o sistema b-learning, com base na plataforma Moodle, onde se disponibilizarão matérias didácticos de apoio a cada uma das aulas realizadas (slides e textos de apoio). Os estudantes serão avaliados através da realização de um trabalho individual a apresentar e discutir em aula, sobre temáticas previamente propostas e aprovadas pelo regente.

Bibliografia principal

Bompa, T. (2000). Periodización del Entrenamiento Deportivo (programas para obtener el máximo rendimiento em 35 deportes. Ed. Paidotribo.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Ed. Universitárias Lusófonas (3ª edição). Lisboa.
Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J., & Rebelo, A. (2013). "Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol", in Jogos Desportivos Colectivos: ensinar a jogar, Editora FADEUP (1ªedição). Portugal. pp 199-264.
Proença, J. (1986). Organização e Planeamento do Sistema de Treino Desportivo. Revista Horizonte, 2 (12): IXII.
Werkoshansky, Y. (1990). Entrenamento Deportivo - Planificación y programación. Ed. Martinez Roca; Barcelona.