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Universidade Lusófona

Seminário Temático III (Ética e Deontologia)

Curso

Gerontologia Social (2.º ciclo)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 24

Código

ULHT795-14148

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Ética e Moral: conceptualização
1.1.Acção Ética e Prática Moral
1.2.Natureza da ética profissional
1.3.Projecto Profissional: componentes e Código de Ética
1.4.Projecto Profissional como projecto ético-político
1.5.Código de Ética Profissional: princípios e valores
1.6.Código de Deontologia no Serviço Social e dos gerontólogos
II. Problemas e dilemas éticos da prática gerontológica
2.1.O Desenvolvimento da prática reflexiva
2.2.A tomada de decisão ética
2.3.Estrutura de análise e discussão de dilemas e problemas éticos
2.4.Modelo ético de tomada de decisão
2.5.Discussão de situações da prática profissional dos participantes
III. Reflexão sobre a elaboração do Código Deontológico
3.1 Direitos dos Idosos
3.2.Procedimentos para a Construção de um Código Deontológico

Objetivos

Aprofundar os fundamentos e princípios da ética
Reconhecer, analisar e avaliar criticamente situações que podem configurar dilemas éticos no agir, tendo em conta situações particulares da população idosa

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Saber agir de acordo com os parâmetros ético-deontológicos na relação com idosos.
Saber equacionar valores em situações específicas, dependência, interdição civil, representação, doença,morte.
Reconhecer, analisar e avaliar criticamente situações que podem configurar dilemas éticos no agir, tendo em conta situações particulares da população idosa
Reflectir sobre procedimentos profissionais com vista a fortalecer os direitos dos idosos nas sociedades actuais.
Reflectir sobre a importância de uma ética profissional no âmbito da Gerontologia

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia proposta alterna entre a exposição do docente explorando as temáticas do programa e a análise e reflexão com recurso a textos específicos, constitutivos do programa. A experiência dos discentes inseridos campos interventivos gerontológicos adensará a reflexão pelo recurso a situações vividas ou presenciadas na prática profissional. A avaliação centra-se na análise dos casos apresentados e de trabalhos individuais ou colectivos.

Bibliografia principal

BANKS, Sarah (org.) 2003). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social, Porto Editora, 2008
BARROCO, Lúcia (2001). Os Fundamentos Sócio-históricos da Ética in Serviço Social: Ética, Deontologia e Projectos Profissionais, CPIHTS e Veras Ed.(31-49)
BERMEJO, Francisco E., (2002), Ética de las Profesiones, Trabajo Social, Bilbao: Centros Universitarios de la Compañía de Jesús.
DALAI LAMA (2003), Ética para o milénio, Lisboa: Ed. Presença.
JACQUES, Carlos, (2001), O que é ser um bom assistente social Prolegómenos de uma ideologia moral do Serviço Social, in Serviço Social Ética, Deontologia & Projectos Profissionais; Lisboa, CPIHTS/VERAS/ICSA
NEGREIROS, Maria Augusta (1999). Ética Profissional in Intervenção Social, Ano IX Nº 19 Junho (33-39) (Ponto I)
NETTO, José Paulo (2001). A construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social in Serviço Social: Ética, Deontologia e Projectos Profissionais, CPIHTS e Veras Ed.(11-31) (Ponto I)