Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Airline Marketing Management

Curso

Gestão Aeronáutica (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 30

Código

ULHT775-11241

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

_ O marketing: contextualização.
_ O transporte aéreo
Caracterização do marketing na aviação e aeroportos
Etapas estratégicas
_ Fixação de objectivos gerais
_ Análise externa do mercado
_ Evolução e comportamento dos consumidores
_ Segmentação
_ Análise do ambiente e restrições
Desenvolvimento dos Acordos Bilaterais aéreos
_ A concorrência
Companhias de network/ legacy/ regional
Companhias low cost (LCC)
_ Custos das companhias de aviação
_ Evolução das LCC
_ A estratégia das alianças das companhias de network
_ A definição do produto
_ Definição do preço / pricing
_Revenue Management
O plano de marketing de uma rota para uma companhia aérea: estrutura e elementos concetuais.
_Programas de Fidelização Passageiros
_As Novas Tecnologias e o Marketing Aeroportuário.

Objetivos

Pretende-se que:
- os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e acções desenvolvidas no âmbito da área de marketing aviação de uma companhia aérea;
- os alunos fiquem familiarizados com os conceitos e acções desenvolvidas no âmbito da área de marketing aeroportuário de um aeroporto na sua vertente aviação;
- identifiquem as diferenças entre o Marketing Aeroportuário dirigido às actividades aviação e o que se dirige para as restantes actividades desenvolvidas pelos aeroportos;
- desenvolvam competências de preparação e elaboração de um Plano de Marketing para um dado aeroporto e as tarefas de validação desse mesmo plano;
- desenvolvam competências na preparação de protocolos de colaboração com entidades regionais e do turismo da região de inserção do aeroporto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- preparação e elaboração de um Plano de Marketing para um Aeroporto e para Companhia Aérea.
- análise estratégica de marketing de marcas de companhias aéreas e aeroportos.
- preparação de protocolos de colaboração com entidades regionais e do turismo da região de inserção do aeroporto.
- desenvolvam competências de preparação e elaboração de um Plano de Marketing para um dado aeroporto e as tarefas de validação desse mesmo plano;
- desenvolvam competências na preparação de protocolos de colaboração com entidades regionais e do turismo da região de inserção do aeroporto.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de carácter teórico-prático envolvendo constante diálogo entre Professor e Alunos. Análise de casos concretos.
Avaliação Contínua: Trabalho Analise SWOT - estratégias de comunicação de marketing em companhias aéreas e aeroportos (20%) + Defesa oral do Trabalho de Pricing referente uma rota aérea (30%) + Trabalho Escrito ¿Janela de Marketing Aeroportuário¿, conforme normas APA (50%);

Nota minimia: 7,5 valores em cada componente.

Exame Final (100%): restantes épocas.

Bibliografia principal

- Creaton, Siobhan (2007), Ryanair: The Full Story of the Controversial Low-Cost Airline.
- Doganis, Rivas (2005), The Airline Business, Routledge
- Doganis, Rivas (2005), Flying off Course - The economics international airlines; Third edition;
Taylor & Francis.
- Jones, Lois (2007), EasyJet: The Story of Britain´s Biggest Low Cost Airline.
- Shaw, Stephen (2012), Airline Marketing Management, 7th edition, Ashgate Publishing.
* Transporte Aéreo: Material de Estudo fornecido pelo Professor da Disciplina.