Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Gestão de Projetos

Curso

Gestão Aeronáutica (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 30

Código

ULHT775-7428

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I - A Gestão de Projectos
1. Conceitos Gerais
2. Características dos Projectos
3. Evolução da Gestão de Projectos
4. Importância da Gestão de Projectos
5. Natureza dos Projectos
II. O Contexto do Projecto
1. Os stakeholders do projecto
2. As equipas de projecto
3. Gestão de Projectos Aeronáuticos: Aspectos Inter-Culturais
4. O Papel do Gestor de Projectos
III. Áreas de Conhecimento
1. Gestão Organizacional
2. Gestão de Recursos Humanos
3. Gestão de Comunicação
4. Gestão da Qualidade
5. Gestão de Contratos e Procurement
IV. Fases da Concepção de um Projecto
1. Concepção
2. Planeamento
3. Execução
4. Conclusão
5. Controlo e Avaliação do Projecto
V. Gestão do Risco do Projecto
1. Introdução ao Risco
2. Gestão do Risco em Projectos
3. Impacto dos Riscos em Projectos
VI. Principais Ferramentas Utilizadas
1. Análise da Situação
2. Definição das Estratégias
3. Principais Ferramentas Utilizadas na Gestão de Projectos

Objetivos

O objectivo desta cadeira é fornecer aos alunos as ferramentas conceptuais e metodológicas subjacentes a uma gestão eficaz de projectos. A cadeira aborda também de forma crítica as variáveis de contexto que influenciam a eficácia de um projecto, nomeadamente nos aspectos estrutural, social e interpessoal. São ainda tratados temas relacionados com a liderança de projectos e outras temáticas emergentes na área, como é o caso da gestão de projectos na componente aeronáutica.Explicar os benefícios do uso de equipas multidisciplinares no desenvolvimento de projectos. Dão-se a conhecer as principais ferramentas utilizadas na gestão de projectos e a forma de lidar com o risco e incerteza na concepção e implementação de projectos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos desenvolvem conhecimentos na área da concepção de projectos, na condução, motivação e liderança das equipas de projectos, nas técnicas de monitorização e acompanhamento dos projectos e na comunicação dos resultados.
Desenvolvem competências ao nível do planeamento, dos processos inerentes à condução dos diferentes ciclos de um projecto, da liderança de equipas multiculturais e multigeracionais e de competências comunicacionais para transmitir aos stakeholders o valor acrescentado de um projecto.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matérias conceptuais sendo contudo, a orientação prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal. A aprovação na cadeira implica o cumprimento com sucesso de dois momentos de avaliação:
1) um trabalho individual que consiste na análise de uma das temáticas do Programa ou de um Estudo de Caso;
2) um trabalho em grupo que envolve a construção de um projecto.

Bibliografia principal

Cross, R., & Parker, A. (2004). The Hidden Power of Social Networks: Understanding How Work Really Gets Done in Organizations. Massachusetts: Harvard Business School Press.