Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Gestão Estratégica nos Operadores de Transporte Aéreo

Curso

Gestão Aeronáutica (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 30

Código

ULHT775-2-10932

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Princípios de gestão estratégica Análise estratégica. Modelos. Estrutura organizacional das empresas. Análise dos
«stakeholders». Decisões estratégicas. Estratégias para optimizar: o uso de recursos, lucro e vantagens competitivas.
Avaliação estratégica.
Preparação de planos estratégicos. Gestão da mudança. Motivação, desenvolvimento de trabalhos em equipa e
agentes de mudança.
Assuntos chave com implicações estratégicas nos Operadores Aéreos
Grandes tendências e futuros desenvolvimentos na aviação civil. «Open Skies». Alianças. Privatizações. Fusões e
aquisições. Concorrência das «low cost». Controlo de custos. A internet.
Gestão estratégica nos operadores de transporte aéreo Aplicação prática de análise, planeamento e decisões
estratégicas nos operadores de transporte aéreo. Apresentação e discussão de vários estudos de caso. Simulação de
um caso prático envolva planeamento, análise, optimização e tomadas de decisão estratégicas através de software especializado.

Objetivos

O estudante deverá ser capaz de: Conhecer os métodos, teorias e modelos mais usados pelas empresas para lidar com situações de gestão estratégica;

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aplicar as competências e conhecimentos necessários subjacentes às tomadas de decisão estratégicas em OTA e aplicar um ou mais modelos de decisão para avaliar possíveis estratégias de negócio na indústria da aviação.Identificar de forma crítica as barreiras à implementação de escolhas estratégicas e identificar as estratégias apropriadas para gerir a mudança. Avaliar, planear e desenvolver políticas ou planos estratégicos em OTA.

Metodologias de ensino e avaliação

Relatório e apresentação de um caso da simulação (trabalho em grupos) 30%
Relatório escrito sobre um caso para análise (trabalho individual) 30%
Exame escrito (individual) 40%

Bibliografia principal

Strategic Management in Aviation ¿ Critical Essays, Edited by Thomas C. Lawton (2007), Ashgate Publishing
Company
Strategic Airline Management, Louis Gialloreto (1988), Pitman
Evolution os International Aviation ¿ Phoenix Rising, Dawna L. Rhoades (2008), Ashgate Publishing Company
Aviation Trends in the New Millennium, Abeyratne, R.I.R (2001), Ashgate Publishing Company
Airline Choices for the Future, Kostas Iatrou and Mauro Oretti (2007), Ashgate Publishing Company
Why Can¿t We Make Money in Avition?, Adam M. Pilarski (2007), Ashgate Publishing Company
The Airline Business in the 21st century, Rigas Doganis, (2006) Routledge
Flying Off Course IV: Airline Economics and Marketing, Rigas Doganis (2009), Routledge
The Airline Business, Rigas Doganis (2005), Routledge
Managing Strategic Airline Alliances, Kleymann B and Sristo H (2004), Ashgate Publishing Company.
Air Transportation ¿ A management perspective, John G Wensveen (2007), 6th Edition, Ashgate Publishing Company