Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Planeamento Estratégico de Aeroportos

Curso

Gestão Aeronáutica (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 30

Código

ULHT775-1-10937

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Capítulo 1- Introdução e Conceitos

1.1.Introdução à estratégia e ao planeamento estratégico: conceitos; fundamentos e problemática geral
1.2. Análise estratégica.
1.3 . Formulação da estratégia
1.4. Estratégias alternativas: caracterização, seleção e avaliação.
1.5 Organização e implementação da estratégia

Capítulo 2 ¿ Etapas do Planeamento Estratégico Aeroportuário

2.1- Criação do Processo de Planeamento
2.2- Avaliação da Organização
2.3 - Definição e articulação entre a Missão, a Visão e os Valores
2.4- Análise do Envolvente e projeção das tendências de desenvolvimento
2.5- Identificação dos vetores estratégicos e objetivos a médio e longo prazo
2.6- Seleção de objetivos de curto prazo e construção dos planos de ação: plano operacional e plano financeiro
2.7- Preparação do relatório e seleção das estratégias de comunicação
Capítulo 3 ¿ Avaliação, Monitoria e Revisão do Plano

Capítulo 4¿ Estudo de casos de Aeroportos Europeus

Objetivos

Os objetivos selecionados para esta unidade curricular são:

- Compreender as bases conceptuais e analíticas da estratégia;

- Equacionar e discutir o conceito de estratégia num contexto abrangente (mercado, tecnologia e regulação) e de complexidade crescente;.

- Estabelecer a relação entre a estrutura e o comportamento dos mercados, a arquitetura das organizações, a estratégia e o planeamento empresarial

- Conduzir os alunos a tomarem contacto com as metodologias do planeamento estratégico empresarial na formulação específica de um operador aeroportuário.

- Compreender a importância da flexibilidade no planeamento aeroportuário

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre os alunos devem:

¿ Ter uma visão integrada do ciclo da estratégia, desde a análise estratégica até à formulação, implementação, organização e gestão da estratégia.
¿ Ser capazes de compreender a utilizar adequadamente os conceitos, os instrumentos e as técnicas subjacentes ao planeamento estratégico de aeroportos

Metodologias de ensino e avaliação

1.1 MÉTODOS DE ENSINO
São utilizados métodos ativos através de uma adequada conjugação da exposição dos temas por parte do docente com a referenciação de casos e, bem assim, o incentivo à pesquisa, reflexão e participação dos alunos, por forma a facilitar a instrumentalização dos conceitos.
1.2 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS
A metodologia de avaliação valoriza e encoraja a participação nas aulas. A nota final resultará da realização de um teste final, cuja aprovação exige nota final maior ou igual a 10 (dez) valores, com uma ponderação de 80% e os restantes 20% resultam da participação e atividades nas aulas.

Bibliografia principal

Serra, Fernando; Ferreira, Manuel; Torres, Maria e Torres, Alexandre, (2010), Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, Edições Lidel, 2ª edição, Lisboa

- Strategic Planning in the Airport Industry
TRD- Transportation Research Board ¿ St. MW, Washington D.C. 2001

- Airport Strategic Planning , Richard Neufville, MIT

- Documentos de Trabalho :

o Master Plan dos Aeroportos de Gatwick, Glasgow, Viena e Novo Aeroporto de Lisboa