Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Seminários de Desenvolvimento sobre a Gestão do Transporte Aéreo

Curso

Gestão Aeronáutica (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 30

Código

ULHT775-10936

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I - Teorias e Fundamentos teóricos de Métodos Aplicados à Gestão do Transporte Aéreo e Aeroportos.
II - Regras a considerar na Produção Cientifica.
III - Seminário Técnico
IV - Seminário Académico
V - Produção Cientifica
VI - Apresentação da produção científica. Contributo para a ciência.

Objetivos

A unidade curricular Seminários de Desenvolvimento sobre a Gestão do Transporte Aéreo tem como objectivo capacitar os alunos para a selecção de metodologias adequadas à produção empírica do trabalho de investigação, nomeadamente:
Promover o desenvolvimento de competências pluridisciplinares tendo em vista a capacitação das valências necessárias à análise crítica da produção científica existente;
Promover o desenvolvimento de produção científica original;
Desenvolver o conhecimento na área das metodologias de investigação em gestão e sua aplicabilidade à gestão do transporte aéreo;
Dar a conhecer a actividade de centros de investigação de reconhecido mérito; Dar a oportunidade de assistir a Seminários Técnicos /Académicos relacionados com a área.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Com a unidade curricular de "Seminários de Desenvolvimento sobre a Gestão do Transporte Aéreo", pretende-se dotar os alunos com espírito de trabalho de investigação, hábitos de pesquisa em bases de dados com aplicação ao transporte aéreo e aeroportos, regras/ fundamentos teóricos para aplicação em working papers/ relatórios científicos com base na assistência a seminários temáticos relacionados com o Transporte Aéreo e Aeroportos.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino privilegia a exposição e o debate, dando particular importância à participação dos alunos na estrutura e desenvolvimento e discussão das temáticas apresentadas, sempre numa perspectiva de desenvolvimento de capacidades de análise crítica.e.problematização.
As aulas são complementadas com trabalho de campo orientado, quer a nível individual quer de grupo, tendo como objectivo o desenvolvimento das valências necessárias à produção científica pluridisciplinar. O trabalho desenvolvido será apresentado e discutido por todos os intervenientes no projecto da disciplina, sempre com orientação tutorial.

Avaliação: Trabalho desenvolvido anualmente/ Working Paper (70%) + Discussão do Trabalho Oral (30%). (1. semestre: assistência a 2 seminários/conferências + entrega de um relatório critico sobre temática de um dos seminários); 2.º semestre: produção de "paper" relacionado com dissertação e respectiva apresentação).

Bibliografia principal

ALBARELLO, Luc et al. - Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva Publicações, 1997

BELL, Judith Como realizar um projecto de investigação, Lisboa, Gradiva, 2002

CEIA, Carlos - Normas para apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Editorial Presença, 1995.

DESHAIES, Bruno - Metodologia da investigação em ciências humanas. Lisboa:
Instituto Piaget, 1992.

ECO, Umberto - Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial
Presença, 1980.

ERICSSON Anders K. Protocol Analysis, The MIT Press, London 1993.

GHIGLIONE Rodolfhe, MATALON Benjamin, Les Enquetes Sociologiques, Paris,
Armand Colin, 1998

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald - Investigação
qualitativa:fundamentos e práticas.Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

QUIVY, Raymond; VAN CAMPENHOUDT, Luc - Manual de Investigação em
Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva, 1992.