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Universidade Lusófona

Tecnologias Emergentes na Gestão Aeroportuária

Curso

Gestão Aeronáutica (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

100 | 30

Código

ULHT775-1-10939

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Cap.1-Tecnologias avançadas para Aeroportos
- Controlo do tráfego no ar e no solo
- Guiamento no solo
- Clearence
- Controlo terminal
- Ajudas à aterragem, guiamento e sinalização luminosa
- Comunicações
- Sistemas de sinalização digital
- Sistemas de Gestão Operacional
- Security, protecção contra incêndios e outros sistemas de emergência
- Sistemas de gestão para passageiros, bagagem e carga
- Processamento de passageiros
- Sistemas de bagagem
- Sistemas de carga
- Sistemas para parques de estacionamento
Cap.2-Desafios tecnológicos para a indústria aeroportuária na próxima década.

Objetivos

Os objectivos seleccionados para esta unidade curricular estão associados a:
- disponibilizar aos alunos informação sobre as tecnologias em uso nos diferentes aeroportos com especial incidência nos aeroportos europeus;
- fornecer a informação disponível sobre processos de investigação em estudo cujo objecto é o de identificar novas tecnologias específicas da actividade aeroportuária e/ ou já em utilização noutros sectores e que sejam susceptíveis de adaptação para os aeroportos;
- conduzir os alunos a uma avaliação custo benefício das principais tecnologias em uso, na sua relação com a dimensão do tráfego e nas especificidades culturais da comunidade aeroportuária.

Metodologias de ensino e avaliação

A natureza das matérias a tratar aconselha a que se adopte uma metodologia apoiada no auto estudo, pesquisando os diversos projectos em curso e exercendo sobre eles um trabalho de avaliação.
Assim o estudo de casos e a análise dos dados técnicos respectivos constituirão o essencial do trabalho nas aulas.
A avaliação contínua será apoiada em trabalho de grupo e um teste de resposta múltipla.
A avaliação final será materializada através de exame de frequência.

Bibliografia principal

The Global Market for Advanced Airport Technologies:
BBC research, 2007
Biometrics:
Samir Nanavati, Michael Thiem
Edição John Wiley and Sons, 2002
Common Use IT:
Handbook ¿ ACI¿ Airports Council Internacional