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Universidade Lusófona

Psicossociologia das Organizações

Curso

Gestão de Empresas (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Trimestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 48

Código

ULHT461-1736

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. As equipas de trabalho nas organizações 1.1. Fundamentos do comportamento das equipas de trabalho 1.2. Tipologias dos grupos e equipas nas organizações - Equipas virtuais 1.3. A comunicação entre os membros das equipas; 1.4.Cultura de equipa; 1.5. Processos grupais - dinâmicas inter- e intragrupais 2. Coordenação de equipas de trabalho; 2.1. Liderança, gestão de sinergias e tomada de decisões nas equipes de trabalho; 2.2. Gestão sistemática da inovação através das diferenças culturais e multifuncionais; 2.3. A formação e desenvolvimento de equipes de trabalho; 2.4. Dinâmica de grupos, Brainstorming, grupo nominal, delphus, Philips 66, etc; 2.5. Impacto da dinâmica de Grupo na produtividade e satisfação individual 2.6. Variáveis que afetam a eficácia dos grupos de trabalho 3. Técnicas de trabalho de equipas: 3.1. Técnicas de gestão e negociação de conflitos; 3.2. Reuniões da equipa de trabalho; 3.3. Estruturas organizacionais; 3.4. Coaching
3.5. Exercícios práticos

Objetivos

Compreensão do impacto da utilização de equipas nas organizações; Diferenciação do tipo de equipas e usos
diferenciados; Compreender o papel da cultura na criação de grupos efetivos; Compreender os diversos níveis de
comunicação num grupo; Identificar os critérios para a pertença aos grupos e papéis dos diversos membros nos
diversos tipos de grupos; Comparar e contrastar as diferentes fases do desenvolvimento do processo do grupo;
Definir e discutir os vários tipos de decisão; Percecionar as dinâmicas de grupo; Compreender os efeitos de influência
da liderança para o sucesso do grupo; Desenvolver estratégias de responsabilização dos membros do grupo;
Compreender o papel da aprendizagem na criação e manutenção do grupo Conhecer as características de uma
equipe de sucesso.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aquisição de conhecimentos que permitam a utilização de instrumentos; que conduzam à compreensão e explicação
dos principais desafios que se colocam às organizações e, que proporcionam a análise dos comportamentos nas
mesmas.
Na primeira parte do programa procura-se fornecer ferramentas que permitam analisar a dinâmica comportamental de
processos organizacionais.
De seguida privilegia-se a análise do comportamento individual, interpessoal e grupal. A seguir a aprendizagem de
técnicas de intervenção relacionadas com áreas como: os processos de poder, a liderança, gestão de conflitos,
negociação e os processos de decisão. Sublinham-se, também, como objetivos de aprendizagem a intervenção na
cultura, no clima e como fomentar processos de mudança nas organizações.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas Aquisição de conhecimentos teóricos acerca da temática; adquiridos através de exposições, de
leitura, de discussões na aula e de trabalho em grupo. - A maior parte das aulas será dedicada á discussão de casos
e de leituras obrigatórias. - Leituras de pequenos textos, demonstrações (por ex. dinâmica de grupo), e realização de
exercícios farão também parte das sessões. Avaliação: - Elaboração de dois textos sobre duas áreas importantes que
devem ajudar a adquirir competências para aplicar nas organizações e na carreira ------30%
- Participação nas aulas ________30%
- Teste________40%

Bibliografia principal

Thomson, L. L.(2010). Making the Team Building: A Guide for Managers. 2ª Ed. Pearson/Prentice Hall. Upper Saddle
River. N.J. Bilhim, J. F. (2009). Teoria Organizacional: Estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP. Cunha, M. P., Rego, A.,
Cunha, R. C, & Cabral-Cardoso, C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.
Gomes, J., Cunha, M., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do
Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo. Monteiro, A. C., Caetano, J., Marques, H. & Lourenço (2008). Fundamentos
de Comunicação. Lisboa: Edições Sílabo. Newstrom, J. W. (2008). Comportamento Organizacional: o comportamento
humano no trabalho. São Paulo : McGraw-Hill.
Sekiou, L., Blondin, L., Fabi, B., Peretti, J-M., Bayad, M., Alis, D. & Chevalier, F. (2009). Gestão dos Recursos
Humanos. Lisboa: Instituto Piaget. Teixeira, S. (2010). Gestão das Organizações. Editor: Verlag Dashöfer Portugal.