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Universidade Lusófona

Laboratório de Museografia e Computação

Curso

Museologia

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 50

Código

ULHT95-13448

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Introdução à montagem e produção audiovisual
Criação de um Website
Museologia e computação
Criação de ficheiros 3D
Introdução a Interfaces Multi-toque
Introdução a interfaces de Realidade Aumentada
O corpo humano como interface de comunicação
Realidade aumentada aplicada ao Museu e a expografia

Objetivos

Introduzir os dicentes na terminologia audiovisual, planos e enquadramentos, operação de câmara, captura de áudio, edição e pós-produção. Promover os conhecimentos sobre como criar um website, num domínio gratuito através de um sistema de gestão de conteúdos como o Joomla ou o Drupal.reflexão e enquadramento do lugar das novas tecnologias em contexto museológico. Racionalidade tecnológica e discurso museológico. O lugar das TIC na expografia.
construção de uma superfície multi-toque. Apreentar a Realidade Aumentada (RA) como tecnologia expográfica. o aluno deverá entender o funcionamento da RA, os diferentes tipos de marcas e os softwares necessários para poder criar conteúdos em RA. Introduzir o skeleton tracking e as diferentes potencialidades de utilização do movimento do corpo como interface de comunicação num contexto museológico. Através do movimento do corpo o utilizador pode selecionar objetos 3D através de um menu e proceder à sua manipulação através de diferentes gesto.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Pretende-se que os alunos se familiarizem com a terminologia, técnicas e metodologias apresentadas nos módulos laboratoriais.
2. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos necessários para poder actuar no meio profissional, relativamente ao desenvolvimento e coordenação de projectos que envolvam, instalações interativas através de realidade aumentada, interfaces multi-toque ou o corpo como interface de comunicação.
3. Competências de montagem e produção audiovisual e criação de um website simplificado necessárias para a realização do portfólio.
4. Competências de montagem e scanner 3D de objetos e a sua manipulação através de diferentes interfaces. Realidade aumentada, Tecnologia Multitoque e inrterface corporal
5. Domínio conceitual e técnico para estabelecer um diálogo eficaz com outros profissionais da área como Designers de Comunicação, Designers de Exposição, Programadores, Modeladores 3D ou Web Designers

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.

Bibliografia principal

AMERIKA, Mark (2007), META/DATA, A digital poetics, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology.
BOLTER, Jay David e GROMALA, Diane (2005), Windows and Mirrors, Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology.
BOLTER, Jay David (2000) Remediation: Understanding New Media, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology.
DELEUZE, Gilles (2006), A imagem-tempo, cinema 2, Tradução e introdução Rafael Godinho, Lisboa, Assírio & Alvim, Título original: L'image-temps. Cinéma 2, Paris, Éditions Minuit, 1985.
GAUT, Berys and LOPES, Dominic McIver Ed. (2005), The routledge companion guide to aesthetics, Oxon, Routledge.
HANSEN, Mark B. N. (2004), New Philosophy for New Media, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology.