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Universidade Lusófona

Museologia e Pensamento Contemporâneo

Disciplina do Curso

Museologia

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT95-3283

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. O PENSAMENTO CONTENPORÂNEO: Epistemologia do Pens. Contemp
1 Teoria e prática, sentidos e des-sentidos da Pluri-Inter-Trans-Meta-Disciplinaridade e da Complexidade
2 Razões e finalidades : humanisto-cultural; luso-lusofona; epistematico-paradigmática,científico-epistemológica
II. O PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: seu panorama
1 Grandes autores-livros-obras simbólicas
2 A questão dos Clássicos
III. QUAIS SÃO OS ESPITEMAS_PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: Epistemática-Paradigmática do Pensamento Contemporâneo
1 O Código-Cânone-Epistema-Paradigma Ocidental
2 MARX, FREUD, NIETZSCHE, DARWIN, EINSTEIN, MCLUHAN: os Espitemas-Paradigmas Primordiais do Pensamento Contemporâneo.3 SATRE, símbolo e voz, o "Intelectual" do Pensamento Contemporâneo
IV. QUAL A SOCIOECONOMOLOGIA POLÍTICA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: Ciência, Tecnologia e Sociedade
1 Parâmetros histórico-estruturais da Sociedade Portuguesa
2 Humanidades versus Tecnologias? Projeto de Antropo-sociótica

Objetivos

Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea
Serão tratadas as principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discursos museolólgicos e as suas diferentes áreas de intervenção
O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da museologia nacional e internacional
Trata-se de preparar os discentes, incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aprofundar os conhecimento sobre as diferentes abordagens e noções de museologia.
Munir os discentes de instrumentos que permitam analisar e organizar novas categorias/tipologias de museus.
Situar debates recorrentes da experiência da pesquisa em especial no campo dos museus
Qualificação com vista à inv. e a docência nas áreas da Museologia e das politicas culturais contemp.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.

Bibliografia principal

NEVES, Fernando Santos et alii.(2007), Introdução ao Pensamento Contemporâneo, Tópicos, Ensaios e Documentos, Edições Universitárias Lusófonas.
SEDAS, Nunes A.(1971) Questões preliminares sobre as Ciências Sociais, Ed. Presença,.
PARSONS, T., et alli, (1981). Ed. Theories of Society, Foundations of Modern Sociological Theory, com PIAGET, J., dir. de, Lógica e conhecimento científico, tr. port., 2 vls., Porto, Ed. Civilização.
FOUCAULT, M. (1989). As palavras e as coisas, tr. port., Ed. 70.
PARSONS, T., et alli, (1965). Ed. Theories of Society, Foundations of Modern Sociological Theory, complete in one volume, Free Press, Nova Iorque, Londres.
TOURAINE, A. (1970). A sociedade post-industrial, tr. port., Ed. Moraes.
Mc. LUHAN, M. (1977). A galáxia de Gutenberg, tr. port., S. Paulo.
MARCUSE, H., (1984). O homem uni-dimensional, a ideologia da sociedade industrial, tr. port., Ed. Zahar.
MOREIRA, Adriano (1984). Ciência política, Coimbra, Ed. Almedina