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Universidade Lusófona

Museologia, Património e Desenvolvimento Cultural

Disciplina do Curso

Museologia

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 10

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

280 | 25

Código

ULHT95-13447

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Problemática, conceitos e metodologias na construção da noção de património.
Práticas sociais e memórias colectivas:
património nas suas dimensões: humana, espacial e temporal
Património no processo de construção identitária
A relação da temporalidade com a territorialidade nos contextos identitários:
Património cultural em contextos sociocultural
interculturalidade, multiculturalidade, hibridação cultural e a problemática da transnacionalidade
Musealização do Patrimonio
O papel da Sociomuseologia na gestão do bem cultural e patrimonial.
O património e a museologia como vetores de desenvolvimento.
Modelos e políticas de desenvolvimento:
Dimensões da globalização atual na economia, cultura e política
Debate teórico: "Globalização - desde quando?"; organização social versus territorialidade; os autores clássicos, modernos e recentes
Realidades e alternativas: o que é realmente novo?; globalização "de baixo" e "de cima"

Objetivos

Esta disciplina tem por objectivo analisar as grandes questões que passaram a ser tratadas e discutidas no contexto museológico a partir da segunda metade do século XX. Procurará ainda, analisar a organização, influências e importância das novas tipologias de museus que surgiram no período supracitado a partir de alguns dos seus paradigmas.
Fornecer os conhecimentos que permitam, num quadro de interdisciplinaridade, participar de forma crítica no juízo necessário ao planeamento sociomuseológicos
Analisar o potencial de desenvolvimento que os museus promovem, especialmente nas suas novas formatações e âmbitos geográficos (do museu nacional ao museu local
Capacitar para os problemas do desenvolvimento em relação com os contextos sócio-económicos urbanos, locais e regionais
Proporcionar conhecimentos teóricos e metodológicos para a análise dos diferentes contextos de desenvolvimento nas suas várias dimensões e diferentes escalas

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes perspectivas teóricas na abordagem da problemática do Desenvolvimento, nas suas múltiplas dimensões e a diferentes escalas
Situar debates recorrentes da experiência da pesquisa realizada no âmbito dos museus
Preparar para a discussão sobre os novos conceitos e paradigmas relativos a Museologia, museus e património
Aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes abordagens e noções de museologia.
Munir os discentes de instrumentos que permitam analisar e organizar novas categorias/tipologias de museus.
Preparação teórica e prática com vista à investigação e a docência nas áreas da Museologia, do património e das políticas culturais
Utilizar a museologia como recurso para os processos de aprendizagem

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados.
Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas.
A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas. Compõem ainda o trabalho de avaliação, o Projeto da investigação a desenvolver com bibliografia comentada e 5 Fichas de leitura.

Bibliografia principal

A.A.V.V. (2002). Cidadania e novos poderes numa sociedade global. (Col. Nova Enciclopédia). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Publicações Dom Quixote.
ANDERSON, B. (2005). Comunidades imaginadas: Reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. (Col. Perspectiva do Homem). Lisboa: Edições 70.
APPADURAI (1988) Modernity at large, Minneapolis, University of Minnesota Press.
AUGÉ, Marc (1994) Não-lugares, Introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Venda Nova, Bertrand.
CANCLINI, N. G.(2005) Diferentes, desiguais e desconectados: mapas e interculturalidades. Rio de Janeiro: EdUFRJ
CHOAY, Françoise (2000) A alegoria do património, Lisboa, Edições 70,
CONNERTON, Paul (1999) Como as sociedades recordam, Lisboa, Celta.
DESVALLÉES, A. (Coord.). (2003) Que futuro para os museus e para o património cultural na aurora.ELKINGTON, John, 2001. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books. SANTOS, Milton, 2005. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Universidade de S.P