Arquelogia dos Media e Comunicação
Apresentação
Os conteudos programaticos propostos permitem uma introducao ao campo de estudos da Arqueologia dos Media e o reconhecimento do seu contributo metodologico para o estudo dos media, em particular dos media opticos. Ao optar- se por um enfoque particular sobre a arqueologia do cinema e dos media imersivos, este programa permite o contacto com algumas das investigacoes mais recentes e representativas da Arqueologia dos media, facultando aos discentes a possibilidade de reconhecer as suas dinamicas especificas de evoluao e de remediacao.
Disciplina do Curso
Património Cinematográfico e Audiovisual (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6353-23330
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I. O valor das primeiras configuracoes dos media; II. Teorias da evolucao e recursividade dos media; III. A arqueologia do cinema e a cultura optica moderna 4.3. A arqueologia do cinema em Portugal: estudo de casos.
1.1. Os media descontinuados e negligenciados;
1.2. Da Arqueologia do Saber (Foucault) as teorias materialistas dos media (Kittler);
2.1. Os media antigos, os novos media e a logica da remediacao;
2.2. O arquivo intermedia e a cultura digital;
2.3. Experimentacoes e recriacoes artisticas na investigacao dos media;
3.1. Os modelos de visao subjectiva e os brinquedos filosoficos;
3.2. A animacao do fotografico: kinoras, mutoscopios e cinetoscopios;
Objetivos
1- Valorizar a investigacao historica dos media focada nos seus periodos arcaicos;
2- Compreender o contributo metodologico da arqueologia dos media para o estudo da cultura material dos media e dos seus discursos;
3- Formar um pensamento sobre a recursividade dos media e das suas culturas;
4- Reavaliar os espectaculos opticos imersivos atuais a luz dos seus antepassados modernos;
5- Conhecimento da arqueologia do cinema atraves do contacto e experimentac¿ao com alguns dos seus aparelhos historicos;
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adoptada e teorica e aplicada, estruturando-se a partir de aulas expositivas onde serao apresentados conceitos, textos, casos de estudo e exemplos diversificados de documentos historicos (iconograficos e cultura material), possibilitando o manuseamento e a experiencia visual de imagens atraves de equipamentos opticos adequados. Os textos expostos corresponderao aos varios pontos do programa, podendo ser seleccionados pelos alunos para apresentacao e discussao oral.
Bibliografia principal
Elsaesser, T. (2016). Film History As Media Archaeology, Tracking Digital Cinema, Amsterdam Univ. Press.
Huhtamo, E. & Parikka, J. (2011), Media Archaeology. Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press.
Gunning, T. (2004), ‘‘Animated Pictures’. Tales of the Cinema’s Forgotten Future, after 100 years of film’, in Schwartz, V. R. (ed.), The 19th-Century Visual Culture Reader. London: Routledge.
Huhtamo, E. e Parikka, J. (2011). Media Archaeology. Approaches, Applications, and Implications, Univ. of California Press.
Mannoni, L. (2000), The Great Art of Light and Shadow. Archaeology of the Cinema, Exeter: Univ. of Exeter Press. Parikka, J. (2012). What is Media Achaeology? Cambridge: Polity Press.
Wolfgang, E. (2009). Media Archaeology— Method & Machine, Lesson in Anglia Ruskin Univ., Cambridge.
Zielinski, S. (2008). Deep Time of the Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means, Mass.: The MIT Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala