Filme e Televisão
Apresentação
A presente unidade curricular Filme e Televisao propoe, como principal objetivo, fornecer aos alunos conhecimentos de historia das imagens em movimento e tecnologias que foram marcantes no desenvolvimento da televisao em todo o mundo e em particular em Portugal que seguiu a norma Europeia da EBU/UER (European Broadcasting Union/ L'Union Europeenne de Radio-Television). Os alunos vao apreender terminologias, conceitos e praticas necessarios em contextos profissionais ligados aos arquivos audiovisuais televisivos.
Disciplina do Curso
Património Cinematográfico e Audiovisual (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6353-23334
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Enquadramento historico da televisao Cinco Continentes uma so imagem; a aldeia global de McLuhan
O inicio da imagem eletronica
Adriano de Paiva – Um portugues na descoberta da televisao
O inicio do registo magnetico
A televisao no pos II Guerra Mundial
A invencao da cor em televisao nos EUA e na Europa
Portugal e o inicio da televisao
Os primeiros dispositivos portateis de gravacao e a sua liberdade criativa.
A Video Arte nos anos 60 do Sec. XX
Os suportes de registo magnetico para Broadcast; A videotape. Da Ampex a Betacam Digital e a cassete HDCam SR. O Disco Otico para arquivo.
A evolucao da conversao analogica para digital;
O digital intermediate na industria do cinema e TV
Principio de funcionamento do sensor CCD e os seus inventores (Premio Nobel da Fisica em 2009)
A Ultra High Definition Television
O cinema digital e a seguranca dos conteudos
O arquivo na era digital; as suas fragilidades.
Formatos, Generos e politica de acesso e utilizacao de Arquivo
Objetivos
Num enquadramento acentuadamente marcado pela convergeencia tecnologica, torna-se importante fornecer competencias e valencias cruciais que permitam ao aluno reconhecer os diferentes formatos cinematograficos, conteudos, generos e politica de conteudos de arquivo televisivo, que sao transversais desde o nascimento da TV ate aos dias de hoje.
Metodologias de ensino e avaliação
A exposicao dos conteudos teoricos sera acompanhada de material audiovisual, com o visionamento de filmes relativos aos temas que lhes servem de suporte para facilitar o entendimento e a compreensao das materias expostas. No ambito da UC esta prevista pelo menos uma visita de estudo a um dos arquivos audiovisuais (RTP, Videoteca da Camara de Lisboa e outros). Ainda, nesta UC a apresentacao e discussao de casos de estudo sera uma constante, sobretudo de producao Portuguesa.
Na pratica, solicita-se aos alunos que definam um projecto proprio, com recurso a materiais de um arquivo audiovisual televisivo, sendo o resultado final a apresentar um video de curta duracao ou um projeto de programa a partir de um tema ligado ao arquivo audiovisual.
Bibliografia principal
Edmonsdson, R. (2016). Audiovisual archiving: philosophy and principles. UNESCO. Available online (retrieved 2020- 09-18): https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243973 Aristarco, Guido & Teresa. (1985). O Novo Mundo das Imagens Eletronicas. Lisboa, Edicoes 70, (colecao Arte & Comunicacao). Barata, Julio C. (2014). A Re(E)volucao do Vi¿deo no Cinema e na TV. Lisboa. Edicoes Universita¿rias Luso¿fonas. Ernst, W. & Parikka, J. (2012) Digital Memory and the Archive. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press. Hilmes, Michele (2003). The Television History Book. London. British Film Institute McLuhan, Marshall (1964). Understanding media : the extensions of man. Cambridge, Mass.: MIT Press Millerson, Gerald e Owens, Jim (2012). Television Production. Oxford. Focal Press. Watkinson, John. (2008). The Art of Digital Vi¿deo, 4a edic¿a¿o. Oxford: Focal Press.
Cury, Ivan (2011) Directing and Producing for Television: A Format Approach. Oxford: Fourth Edition, Focal Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala