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Universidade Lusófona

Práticas de Restauro Analógico

Apresentação

Teoria aplicada e praticas do restauro analogico para os filmes em pelicula e suportes magneticos - imagem e som.

Disciplina do Curso

Património Cinematográfico e Audiovisual (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 9

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6353-23338

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Teoria do restauro e evoluc¿ao do conceito
- As etapas e os desafios do restauro cinematografico e audiovisual – deontologia proposta pela FIAF
- As praticas de restauro por Paolo C. Usai e Giovanna Fossati
- A reconstituicao de uma obra a partir dos elementos existentes (imagem e som)
- Inspecao e identificacao das deterioracoes e diagnostico da obra
- Restauro fisico da pelicula: restituicao das suas capacidades mecanicas
- Tratamento quimico (secagem/flexibilizacao/hidratacao)
- Limpeza por ultra-sons
- Calibracao ou correcao de cor (analogico)
- Duplicacao por via optica ou por contacto (optical printing/contact printing)
- Revelacao e processamento quimico dos elementos restaurados (internegativos ou interpositivos ou outros) - Comparacao
- Documentacao de todas as etapas e catalogacao na base de dados

Objetivos

O objetivo desta disciplina ee dar aos alunos as ferramentas teoricas, tecnicas, praticas e criticas necessarias para serem capazes de determinar as opcoes de restauro das obras e tratamentos analogicos adequados, em funcao do estado geral do filme - do tipo de elementos existentes ate as especificidade de deterioracoes encontradas, alteracao dos materiais, e do projeto de utilizacao futura das obras audiovisuais. Os alunos irao ter as competencias para aplicar os seus conhecimentos na analise e na pratica, em contextos profissionais.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposicao teorica seguida de demonstracao pratica quando aplicavel; Visionamentos comentados de exemplos relevantes;
Exposicao teorica e discussao de temas-problema;
Orientacao pratica em estudo de caso;

Na distribuicao da carga horaria por cada topico considera-se a alocacao de tempo pelo menos razoavel, quer para o desenvolvimento tutorado dos exercicios realizados em aula, quer para a indispensavel reflexao analitica e critica com os alunos acerca da evolucao dos seus conhecimentos e correspondentes resultados;

Bibliografia principal

BUSCHE, Andreas. (2006). Just another form of ideology? Ethical and Methodological Principles in Film Restoration. The Moving Image, Vol. 6, no2, pp. 1- 29.
DEL AMO GARCIA, Afonso. (2006). Clasificar para preservar. Madrid/Cidade do Me¿xico: Filmoteca Espan¿ola/Cineteca Nacional de Me¿xico. http://www.culturaydeporte.gob.es/cultura/areas/cine/mc/fe/documentos/clasificar-para- preservar.html

IASA. (2017). A Salvaguarda do Patrimo¿nio Audiovisual. E¿tica, Princi¿pios e Estrate¿gia de Preservac¿a¿o. Will Prentice e Lars Gastaud (ed.). Londres: IASA. 4a ed. https://www.iasa-web.org/iasa-special-and-technical-publications.
PRICE, N. S., TALLEY, M., VACCARO A. (Eds.) (1996): Historical and philosophical issues in the conservation of cultural heritage. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.

READ, Paul. MEYER, Mark. (2000). “Principles of film restoration and film reconstruction”, in Restoration of Motion Picture Film, Butterworth-Heinemann, pp. 69-79.

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