Práticas de Restauro Digital
Apresentação
Esta UC relaciona o funcionamento do mercado do patrimonio audiovisual com as praticas de restauro digital; distinguir entre os processos de migracao, preservacao e restauro digital; adotar uma atitude critica e etica em relacao as possibilidades e aos limites das praticas de restauro digital.
Disciplina do Curso
Património Cinematográfico e Audiovisual (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 9
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6353-23340
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. O contexto digital 2.3. Fluxos de trabalho de restauro digital por/para cinematecas
1.1. A transicao para o cinema digital: historia, teoria e praticas
1.2. O mercado e o ecossistema do patrimonio audiovisual
1.3. Principios e desafios da preservacao digital
2. A pratica no restauro digital
2.1. Principios orientadores e limites eticos do restauro de obras de arte
2.2. Defeitos e caracteristicas: conhecer as matrizes filmicas e videograficas
2.4. Analise critica de casos de estudo
3. Tecnicas do restauro digital
3.1. Espacos de cor
3.2. Tecnicas de restauro
3.3. Correcao de cor
4. Trabalhos praticos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo dotar os estudantes de competencias elementares de praticas de restauro digital. O ensino destas competencias tecnicas e contextualizado por reflexoes teoricas e eticas sobre ferramentas digitais, principios de restauro de obras de arte e o funcionamento do mercado do patrimonio audiovisual. No final da CU, os estudantes devem conhecer e saber usar as principais tecnicas e ferramentas de restauro digital de cinema de forma critica e etica.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC ee formada por aulas teoricas com discussao de textos e casos de estudo, complementadas por aulas com trabalhos praticos realizados nas instalacoes da ULHT (sala de correcao de cor).
Bibliografia principal
COSTA, Jose¿ Manuel. (2018). The Place of Analogue and the Double Life of Digital. Journal of Film Preservation 98, abril, 17-24. USAI, Paolo C. (2014). The Lindgren Manifesto: The Film Curator of the Future. In Film Manifestos and Global Cinema Cultures: A Critical Anthology. Scott MacKenzie (ed.). Berkeley: University of California Press, pp. 558-559. WALLMU¿LLER, Julia. (2007). Criteria for the Use of Digital Technology in Moving Image Restoration. The Moving Image, Volume 7, Number 1, Spring, pp. 78-91. https://doi.org/10.1353/mov.2007.0032 ORAN, Andrew. ROTH, Vince. (2012). Color Space Basics. AMIA Tech Review (Issue 4), pp. 1-22.
NOWAK, Anne. (2012). Digital Cinema Technologies from the Archive’s Perspective. Bruxelas: FIAF Technical Commission. https://www.fiafnet.org/images/tinyUpload/E-Resources/Commission-And-PIP- Resources/TC_resources/Nowak%20-%20Digital%20Cinema%20Technologies%20v2.0%20FIAF-TC_final%20V1.1.pdf
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala