Técnicas e Laboratório de Som
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) fornece aos estudantes do mestrado em Patrimo¿nio Cinematogra¿fico e Audiovisual aptidoes teoricas e praticas no domi¿nio do som.
Disciplina do Curso
Património Cinematográfico e Audiovisual (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6353-23332
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Sendo de natureza teorico-pratica, a UC desenvolve-se simultaneamente sobre dois eixos transversais (historico-analitico e pratico), organizados em permanente dialogo com os estudos cinematograficos e o patrimonio audiovisual. Parte I: A dimensao sonora da imagem em movimento Parte II: Aprofundamentos: teoria e tecnica
1.O cinema mudo e as tecnologias sonoras
1.1 Musica e ambientes sonoros
1.2 Acompanhamento narrativo e bonimenteurs
2. O cinema sonoro
2.1 Sincronizacao imagem-som: vitaphone
2.2 A industria sonora no cinema
2.3 Etapas de producao e pos-producao
2.4 O som optico e magnetico
2.5 O som digital
1.Taxonomia e ana¿lise de efeitos sonoros
2. Fundamentos de som e acustica
3. Design sonoro, foley, vozes e musica
4. Tecnicas de captacao sonora
5. Pos-producao: edicao e mistura
6. Processamento de sinais digitais, software e programacao
Objetivos
Sao objectivos desta UC: A identificacao das tecnologias e praticas sonoras utilizadas ao longo da historia da imagem em movimento; a aquisicao de competencias criticas e analiticas na abordagem ao som enquanto dimensao fundamental da imagem em movimento; o reconhecimento conceptual de tecnicas, dispositivos e tecnologias associadas a preservacao do patrimonio aural; a analise de esteticas sonoras e a sua contextualizacao sistematica na cultura da imagem em movimento.
Pretende-se ainda motivar um questionamento dos diversos planos que enquadram e inscrevem as tecnologias sonoras nos diversos modos de expressao audiovisuais.
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentacao dos conteudos programaticos e discussao em aula. Todos os pontos do programa envolvem referencias textuais, instancias sonoras ou tecnologicas que permitirao enraizar analiticamente ou de forma ilustrativa os pontos a desenvolver. Analise de excertos de obras cinematograficas. Visualizacao de documentarios sobre o som no cinema. Estudo e discussao de textos fundamentais. Trabalho pratico de aplicacao dos conhecimentos.
Bibliografia principal
Altman, Rick (2007), Silent Film Sound (Film and Culture Series), Columbia University Press. Henrique, Lui¿s. (2002). Acustica Musical. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkian.
Amy DeLouise & Cheryl Ottenritter (2020) Nonfiction Sound and Story for Film and Video. New York: Routledge. Buhler, James & Neumeyer, David (2020) Hearing the Movies: Music and Sound in Film History, Oxford University Press (3a Edic¿a¿o).
Chion, Michel. (2008). A Audiovisa¿o. Edic¿o¿es Texto & Grafia.
Gaines, Jason M. (2015). Composing for Moving Pictures: The Essential Guide. Oxford University Press
Holman, T. (2012). Sound for Film and Television. Taylor & Francis.
Holly Rogers & Jeremy Barham (Eds.) (2017) The Music and Sound of Experimental Film. New York: Oxford University Press.
Kittler, Friedrich (1999) Gramophone, film, typewriter. California: Stanford University Press.
Sterne, Jonathan (Ed.) (2012) The Sound Studies Reader. New York: Routledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala