Tempo e (Im)Materialidade Audiovisual
Apresentação
A disciplina Tempo e (Im)materialidade da imagem fornece aos alunos competencias para identificar as deteriorcoes das varias tecnicas e praticas da imagem em movimento, do analogico ao digital, e reconhecer os agentes responsáveis dessas deterioracoes.
Disciplina do Curso
Património Cinematográfico e Audiovisual (M)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6353-23335
Disciplinas complementares recomendadas
N/A
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Teoria - Captacao a preto e branco e a cor (negativo e filme reversivel) em fotografia analogica
- Principais agentes de deterioracao das imagens cinematograficas e audiovisuais
- Lacunas de conteudos na integralidade da obra ou do objeto audiovisual
- Identificacao das alteracoes fisicas, quimicas e biodegradacao de peliculas (imagem e som otico)
(nitrato de celulose, diacetato e triacetato de celulose e emulsao fotosensivel)
- Deterioracao da cor – instabilidade dos pigmentos/das tintagens/viragens/corantes
- A patina fotografica
- Identificacao das alteracoes dos filmes magneticos (imagem em video e som)
e das tecnicas mistas (pelicula com som magnetico por exemplo)
- Alteracoes e fragilidade da imagem digital/virtual
- Medidas gerais de conservacao preventiva
Pratica
- Revelacao a preto e branco no laboratorio fotografico da ULHT.
Objetivos
O objetivo principal da disciplina e transmitir aos alunos os conhecimentos necessarios para saber identificar as alteracoes fisicas, quimicas, digitais e esteticas de todas as tecnicas visuais e sonoras da historia dos materiais audiovisuais que possam existir em colecoes publicas ou privadas. As competencias adquiridas permitem diagnosticar e estabelecer estrategias basicas de conservacao e restauro dos materiais/elementos deteriorados.
Metodologias de ensino e avaliação
O meetodo de ensino expositivo vai alternando com visitas de estudo nas instituicoes com colecoes audiovisuais e no laboratorio Jose de Figueiredo. As aulas praticas sao dadas no laboratorio fotografico da Universidade Lusofona. Os conteudos teoricos sao apresentados a partir de documentos, textos e graficos da bibliografia selecionada e das intervencoes de profissionais na area. Varios estudos de caso serao apresentados e discutidos nas aulas, onde o dialogo com os estudantes sera sempre privilegiado. Os alunos terao que realizar uma prova teorica (50% da avaliacao final) e uma prova pratica em laborato¿rio (50% da avaliacao final).
Bibliografia principal
ADELSTEIN, Peter Z. (2020), Permanent Images: A Personal and Technical Memoir, Image Permanence Institute, Rochester Institute of Technology. CHERCHI URSAI, Paolo (2018), Silent Cinema, a Guide to Study, Research and Curatorship, British Film Institute. FOSSATI, Giovanna (2018), From Grain to Pixel, The Archival Life of Film in Transition. Amsterdam University Press. FRICK, Caroline (2011), Saving Cinema: The Politics of Preservation, Oxford University Press. READ, Paul e MEYER, Mark Paul (2000), Restoration of Motion Picture Film, Butterworth-Heinemann Series in Conservation and Museology. This Film is Dangerous - A Celebration of Nitrate Film (2002), SMITHER, Roger & SUROWIEC Catherine A. (ed.), FIAF. Preserving and Exhibiting Media Art: Challenges and Perspectives, (2013), NOORDEGRAAF, Julia LE MAITRE, Barbara, SABA, Cosetta, HEDIGER Vinzenz (ed.), Amsterdam University Press. FilmCare.org. Web-based film resource created by the Image Permanence Institute, 2016: www.filmcare.org
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala