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Universidade Lusófona

Comportamento e Mudança Organizacional

Apresentação

Gestão da mudança nas organizações, nas suas várias dimensões e respetivos impactos - individual, grupal e organizacional. Crítico no atual contexto de volatilidade da sociedade e da economia. Potencia a adaptação dos indivíduos às mudanças das organizações e a adaptação constante das organizações à economia, potenciando a sustentabilidade. A mudança organizacional implica gestão integrada de diversos conceitos e um diálogo com diversos interlocutores, num enquadramento de elevada complexidade. Esta UC prepara os alunos para intervenção nesta área.

Disciplina do Curso

Psicologia Social e das Organizações

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT1705-14591

Disciplinas complementares recomendadas

Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Dimensão individual, grupal e organizacional ¿ sua integração no contexto das organizações

a. Duas vias ¿ topdown (do Macro para o Micro) e bottom up (do Micro para o Macro)

b. Comportamento organizacional e teoria das organizações

c. Gestão da mudança 

2. Mudança organizacional

a. Tipos e componentes

b. Modelos de mudança e fases

c. Resistência à mudança

3. Processos organizacionais nas organizações

a. Eficácia organizacional

b. Estruturas organizacionais

c. Comunicação nas organizações

d. Cultura e clima organizacional

e. Inovação e aprendizagem nas organizações

 

4. Projetos de Intervenção em MO

a. Metodologias de diagnóstico ao nível individual, grupal e organizacional

b. Gestão de projetos

c. Projetos de intervenção nas organizações

5. Processos grupais nas organizações

a. Equipas de elevado desempenho

b. Liderança ¿ modelos e impacto

6. Processos individuais nas organizações

a. Relação Indivíduo-Organização: motivação, identificação e compromisso

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conhecimento aprofundado sobre os processos individuais, grupais e organizacionais que ocorrem nas organizações. Além deste conhecimento, a UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e de intervenção em sistemas e subsistemas organizacionais bem como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.

No final do semestre, os estudantes devem poder:

- Conhecer e distinguir os processos individuais, grupais e organizacionais

- Conhecer metodologias de diagnóstico organizacional e saber como aplicá-las

- Definir estratégias de intervenção organizacional

- Avaliar e reportar os dados relevantes recolhidos nas fases de diagnóstico e de intervenção.

- Identificar a necessidade de adaptação e mudança constantes para prossecução dos objetivos organizacionais e das pessoas envolvidas nesses sistemas

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição conteúdos teóricos das diversas temáticas, apresentação e discussão de exercícios práticos. 60% horas contacto - exposição conteúdos teóricos e 40% - atividades treino competências técnicas e trabalho em equipa (dinâmicas de grupo).

Avaliação contínua: trabalho de grupo projeto intervenção em organização, relatório escrito (35%); quiz¿s individuais escolha múltipla (3) (15%); participação nas aulas, que inclui participação nos debates e discussão de casos (apresentados em formato escrito, digital ou vídeo) e apresentação de materiais para discussão (10%); 1 teste individual escrito de desenvolvimento (20%); avaliação oral com questões sobre o projeto de intervenção (20%).

A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.

Avaliação final exame escrito (100%). Os conteúdos teóricos e práticos são objeto de avaliação no exame. Aprovação com 10 valores.

Bibliografia principal

Anderson, D. (2011). Organization development: ¿ leading organizational change. New York: Sage.

Cameron, E., & Green, M. (2015). Making Sense of Change Management: ¿Kogan Page, Ldt.

Bold, E.O. (2011) Instruments and Tecniques used in the Design and Implementation of Change Management. Journal of Advanced Research in Management, (2, 1); p. 5

Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: RH Ed.

Graetz, F.; Smith, A.C.T. (2010). Managing Organizational Change: A Philosophies of Change Approach, Journal of Change Management, Vol. 10, No. 2, 135¿154.

Harrison, M. I., & Shirom, A. (1999). Organizational diagnosis and assessment: ¿. London: Sage Pub.

Mcshane, S., & Von Glinow, M.A (2014). Comportamento Organizacional (6ª ed.). Artmed Edit.

Pina e Cunha, M. et al (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.). Edit RH.

Rogers, R., & Fong, J. (2000). Organizational Assessment: Diagnosis and Intervention. Amherst, Massachusetts: HRD.

Horário de Atendimento

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