Comportamento e Mudança Organizacional
Apresentação
Gestão da mudança nas organizações, nas suas várias dimensões e respetivos impactos - individual, grupal e organizacional. Crítico no atual contexto de volatilidade da sociedade e da economia. Potencia a adaptação dos indivíduos às mudanças das organizações e a adaptação constante das organizações à economia, potenciando a sustentabilidade. A mudança organizacional implica gestão integrada de diversos conceitos e um diálogo com diversos interlocutores, num enquadramento de elevada complexidade. Esta UC prepara os alunos para intervenção nesta área.
Disciplina do Curso
Psicologia Social e das Organizações
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1705-14591
Disciplinas complementares recomendadas
Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Dimensão individual, grupal e organizacional ¿ sua integração no contexto das organizações a. Duas vias ¿ topdown (do Macro para o Micro) e bottom up (do Micro para o Macro) b. Comportamento organizacional e teoria das organizações c. Gestão da mudança 2. Mudança organizacional a. Tipos e componentes b. Modelos de mudança e fases c. Resistência à mudança 3. Processos organizacionais nas organizações a. Eficácia organizacional b. Estruturas organizacionais c. Comunicação nas organizações d. Cultura e clima organizacional e. Inovação e aprendizagem nas organizações 4. Projetos de Intervenção em MO a. Metodologias de diagnóstico ao nível individual, grupal e organizacional b. Gestão de projetos c. Projetos de intervenção nas organizações 5. Processos grupais nas organizações a. Equipas de elevado desempenho b. Liderança ¿ modelos e impacto 6. Processos individuais nas organizações a. Relação Indivíduo-Organização: motivação, identificação e compromisso
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conhecimento aprofundado sobre os processos individuais, grupais e organizacionais que ocorrem nas organizações. Além deste conhecimento, a UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e de intervenção em sistemas e subsistemas organizacionais bem como a aquisição e treino de competências específicas nesta área. No final do semestre, os estudantes devem poder: - Conhecer e distinguir os processos individuais, grupais e organizacionais - Conhecer metodologias de diagnóstico organizacional e saber como aplicá-las - Definir estratégias de intervenção organizacional - Avaliar e reportar os dados relevantes recolhidos nas fases de diagnóstico e de intervenção. - Identificar a necessidade de adaptação e mudança constantes para prossecução dos objetivos organizacionais e das pessoas envolvidas nesses sistemas
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição conteúdos teóricos das diversas temáticas, apresentação e discussão de exercícios práticos. 60% horas contacto - exposição conteúdos teóricos e 40% - atividades treino competências técnicas e trabalho em equipa (dinâmicas de grupo). Avaliação contínua: trabalho de grupo projeto intervenção em organização, relatório escrito (35%); quiz¿s individuais escolha múltipla (3) (15%); participação nas aulas, que inclui participação nos debates e discussão de casos (apresentados em formato escrito, digital ou vídeo) e apresentação de materiais para discussão (10%); 1 teste individual escrito de desenvolvimento (20%); avaliação oral com questões sobre o projeto de intervenção (20%). A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC. Avaliação final exame escrito (100%). Os conteúdos teóricos e práticos são objeto de avaliação no exame. Aprovação com 10 valores.
Bibliografia principal
Anderson, D. (2011). Organization development: ¿ leading organizational change. New York: Sage. Cameron, E., & Green, M. (2015). Making Sense of Change Management: ¿Kogan Page, Ldt. Bold, E.O. (2011) Instruments and Tecniques used in the Design and Implementation of Change Management. Journal of Advanced Research in Management, (2, 1); p. 5 Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: RH Ed. Graetz, F.; Smith, A.C.T. (2010). Managing Organizational Change: A Philosophies of Change Approach, Journal of Change Management, Vol. 10, No. 2, 135¿154. Harrison, M. I., & Shirom, A. (1999). Organizational diagnosis and assessment: ¿. London: Sage Pub. Mcshane, S., & Von Glinow, M.A (2014). Comportamento Organizacional (6ª ed.). Artmed Edit. Pina e Cunha, M. et al (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.). Edit RH. Rogers, R., & Fong, J. (2000). Organizational Assessment: Diagnosis and Intervention. Amherst, Massachusetts: HRD.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala