Dinâmicas Grupais e Intergrupais e Intervenção Psicossocial
Apresentação
.
Disciplina do Curso
Psicologia Social e das Organizações
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1705-14593
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia Social (Licenciatura em psicologia)
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A psicologia social dos grupos e relações intergrupais 1.1 Tipos, funções, e modelos psicológicos de grupo: concorrência e complementaridade teórica 2. Estrutura, dinâmica, e coesão grupal em pequenos grupos 2.1 Influência grupal e convergência normativa 2.2 Formação, diferenciação, influência e liderança 3. Teorias e abordagens sobre relações intergrupais 3.1 Status, e estratificação social 3.3 Abordagem da Identidade Social 3.4 Teoria de Contacto Intergrupal 4. A intervenção psicossocial em grupos e relações intergrupais 4.1 Áreas de intervenção: relações intragrupais, intergrupais e interétnicas 4.2 Planeamento e execução da intervenção psicossocial: meios, monitorização, e avaliação de resultados
3.2 Teoria da Interdependência Social
Objetivos
Pretende-se desenvolver nos/nas discentes os instrumentos intelectuais atualizados para investigação, análise e intervenção nos processos psicológicos envolvidos nas dinâmicas grupais e intergrupais com base numa visão global crítica da psicologia social dos grupos e relações intergrupais, com enfâse na adequação de cada abordagem a contextos sociais específicos. Para isso, os/as estudantes deverão aprender a a) entender a utilidade das diversas abordagens teóricas em psicologia social a diferentes tipos de grupos; b) compreender os processos básicos de ligação dos indivíduos aos grupos e as dinâmicas de formação e funcionamento de pequenos grupos; c) compreender as dinâmicas políticas ligadas às grandes categorias sociais e à estratificação social; d) saber escolher e justificar uma abordagem de intervenção psicossocial em grupos ou relações intergrupais.
Metodologias de ensino e avaliação
O método pedagógico e de avaliação é baseado na leitura autónoma e discussão em aula de textos sobretudo teóricos, complementados com alguns textos empíricos. Os textos serão fornecidos no princípio do semestre, para que os/as estudantes possam desenvolver a sua própria visão crítica das propostas teóricas que serão apresentadas e discutidas com eles em aula. A avaliação contínua consiste em a) três ensaios individuais de reação (máx. 500 palavras) a textos teóricos a escolher de entre os fornecidos pelos docentes, das partes 2-4 do programa (20% cada) e b) uma apresentação oral de grupo sobre uma proposta de intervenção psicosocial (30%). A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
Bibliografia principal
Kruglanski, A. W., & Higgins, E. T. (Eds.). (2013). Social psychology: Handbook of basic principles. Guilford Publications. O'Doherty, K., & Hodgetts, D. (Eds.). (2019). The SAGE handbook of applied social psychology. SAGE Publications Ltd. Sassenberg, K., & Vliek, M. L. (Eds.). (2019). Social Psychology in Action: Evidence-Based Interventions from Theory to Practice. Springer. Vala, J. e Monteiro, M.B. (2013). Psicologia Social (9aed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Rodrigo Brito 3ªs, 17h-18h U.1.8