Valores Sociais e do Trabalho e Cultura Organizacional
Apresentação
O objetivo geral da UC é fornecer aos estudantes um quadro teórico que dá uma compreensão dos valores sociais e do trabalho e da sua relação com a cultura organizacional. Com esta UC pretende-se também que os estudantes considerem e reflitam sobre a relação entre os valores sociais, as atitudes, a ética nas organizações, bem como sobre as dinâmicas grupais e os comportamentos de cidadania organizacional e ainda sobre o poder político e influência nas organizações, bem como sobre os processos de socialização organizacional.
Disciplina do Curso
Psicologia Social e das Organizações
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1705-14592
Disciplinas complementares recomendadas
Comportamento e Mudança Organizacional
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Valores sociais, atitudes e comportamentos
2. Dinâmica de grupo e trabalho em equipa
3. Poder política e influência
4. Socialização organizacional
5. Valores e cultura organizacional
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de: descrever o que são valores sociais e usar um referencial teórico para a análise dos valores; descrever padrões de organização cultural dos valores e identificar diferenças e semelhanças culturais; explicar como os valores podem estar associados às atitudes e aos comportamentos; diagnosticar os jogos de poder e influência ao nível inter-individual e inter-grupal observáveis nas organizações e as dinâmicas grupais e os comportamentos de cidadania organizacional; identificar os modelos, estratégias e tácticas de integração dos novos candidatos nas organizações.
Metodologias de ensino e avaliação
A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos teóricos,
acompanhada de debate e realização de exercícios práticos (metodologias expositivas, participativas e
activas). Espera-se a preparação de materiais (sobretudo artigos científicos) para apresentação e debate
em aula.
Há um conjunto de aulas que serão online, as outras serão presenciais.
A avaliação contínua é constituída por:
a) recensão escrita e apresentação de texto a seleccionar (20%);
b) trabalho de grupo - análise de caso prático com apresentação (15%);
c ) ensaio escrito individual ( 60%)
d ) participação nas aulas ( 5 % )
A avaliação contínua depende da presença e participação em 80% das aulas
Bibliografia principal
Cunha, P., et al (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. RH editora
Gomes, J. et al (2015). Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção. In idem (orgs) Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano (Capítulo 7, 3ª Ed). Sílabo
Hofstede,G., Hofstede,G.J., & Minkov,M. (2010). Cultures and organizations (3rd ed.). McGraw-Hill.
Inglehart, R. (2018). Cultural Evolution. Cambridge UP.
Sagiv,L & Schwartz,S.H.(2007). Cultural values in organisations. European Journal of International Management, 3, pp.176-190.
Schein, E.H. (2010). Organizational culture and leadership (4th ed.). Jossey-Bass
Vala, J. & Monteiro, M.B. (2016)(org.) Psicologia Social (9ª ed). F.C.G
Vala, J. e Cabral, M.V.& Ramos, A.(Orgs). Valores sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa. ICS
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Rita Grácio 2aF, 17h-18h (a combinar por e-mail) A definir