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Universidade Lusófona

Agressão, Conflito e Violência(s)

Curso

Riscos e Violência(s) nas Sociedades Actuais: Análise e Intervenção Social

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 24

Código

ULHT782-10989

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos Fundamentais
2. Teorias Clássicas
2.1. Etologia
2.2. Psicanálise
2.3. Behaviorismo
2.4. Aprendizagem social
3. Modelos Integrativos
3.1. Cognitivismo neo-associacionista
3.2. Processamento de informação social
3.3. Interacionismo social
3.4. Modelo geral da agressão baseado em estruturas de conhecimento
4. Fatores orgânicos da agressão
5. Tipologias de violências, vítimas e agressores
6. Agressão e Cultura
7. Agressão e Comunicação Social
8. Agressão e Fatores situacionais (Comportamentos aditivos)
9. Agressão e Género (Violência doméstica e sexual)
10. Agressão e internet
11. Violência e Agressão no ciclo vital
12. Medidas de avaliação psicológicas
13. Técnicas de intervenção
14. Promoção da saúde- fatores protetores

Objetivos

- Adquirir conhecimentos sobre os conceitos agressão, conflito e violência(s)
- Obter conhecimentos sobre teorias clássicas e modelos integrativos
- Possuir conhecimentos sobre os fatores orgânicos da agressão
- Promover reflexões acerca das distintas tipologias de violências, vítimas e agressores

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver competências para identificar necessidades e situações de risco ao longo do ciclo vital.
Potenciar competências para selecionar e administrar instrumentos e técnicas adequadas.
Promover competências de intervenção junto de sujeitos vítimas de agressão e violência
Promover competências na área de promoção da saúde- fatores protetores
Adquirir competências que permitam uma boa integração em equipas multidisciplinares.
Adquirir competências que permitam realizar trabalhos científicos na área da Agressão, Conflitos e Violência(s).

Metodologias de ensino e avaliação

Avaliação Contínua
Presenças - 75% frequência obrigatória
Trabalho Individual - 100 % - 6 Créditos

Bibliografia principal

Almeida, A.M. (2006). Para além das tendências normativas: O que aprendemos com os estudos dos maus-tratos entre pares. Psychlogica, 43, 79-104.
Anderson, C.A, & Bushman, B.J. (2002). Human Aggression. Annual Review of Psychology,53, 27-51.
Archer, J. (2004). Sex differences in aggression in real-world settings: A meta-analytic review. Review of General Psychology, 8(4), 291-322. doi: 10.1037/1089-2680.8.4.291
Bandura, A. (1973), Aggression: A social Learning Analysis, Englewood Cliffs, N.J., Prentice-Hall
Bandura, A. (1977). Social Learning Theory. New York: General Learning Press.
Bushman, B.J., & Anderson, C.A. (2001). Is it time to plug on the hostile versus instrumental aggression dichotomy. Psychological Review, 108, 273-279.
Foucault, M. (2004), Vigiar e punir, História da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes.