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Universidade Lusófona

Seminário Temático II

Curso

Serviço Social e Política Social

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 24

Código

ULHT464-14314

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Referenciais da Profissão: Conceito de profissão / ocupação; Identidade profissional e documentos de suporte - Definição Internacional de Serviço Social; Declaração de Princípios Éticos do Serviço Social; Padrões Globais para a Formação e Práticas do Serviço Social; Agenda Global ..
2.Valores base do Serviço Social ¿ Direitos Humanos e Justiça Social :Dos conceitos aos conteúdos (valor, moral, norma, ética, deontologia); Dimensões teóricas na ótica dos Direitos Humanos e instrumentos fundamentais de aplicação; Direitos Humanos como compromisso ético do Serviço Social; Serviço Social como uma profissão dos Direitos Humanos; Justiça como solidariedade e responsabilidade no processo de realização de Direitos - O conceito em John Rawls e Amartya Sen .
3.Escolhas Morais e Deontologia : O profissional reflexivo; Código Deontológico como projeto ético politico, potencialidades e limites.

Objetivos

- Desenvolver os parâmetros inerentes ao conceito de Serviço Social como uma profissão dos Direitos Humanos, na promoção de comunidades sustentáveis.Evidenciar a pertinência de um conjunto de conhecimentos base, inerentes: ao desenvolvimento de uma sensibilidade ética; à noção de compromisso; ao conhecimento sobre o processo e constrangimentos na construção dos DH; à informação sobre as situações de opressão estrutural e fragilidade social decorrente; à visão holística dos acontecimentos, ao domínio das teorias relativistas, transversais à contemporaneidade, desafios e limites.- Propiciar momentos de treino inerentes à aquisição de competências nas metodologias do empowerment respeitantes da dignidade humana e no cumprimento da justiça social.Propiciar momentos de treino inerentes à aquisição de competências nas metodologias do empowerment respeitantes da dignidade humana e no cumprimento da justiça social.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1 - Ser capaz, face às necessidades dos utentes, de agir criticamente com base em escolhas de valor;2 - Atuar de acordo com os princípios éticos da profissão (Direitos Humanos, Dignidade e Justiça Social). e suportar-se nos instrumentos de trabalho disponibilizados sabendo dar-lhes aplicação prática;3 -Planear objetivos com sentido e concretizá-los na prática, tendo em conta necessidades dos cidadãos, medidas de politica e recursos disponíveis;4 -Fundamentar opções tendo em conta os condicionalismos estruturais, culturas presentes e contextos de incerteza;
5 - Ser capaz de criar conhecimentos a partir da experiencia e transferi-los para contextos diferenciados; 6 - Agir tendo em conta que cada situação é única e irrepetível dada a natureza do humano e o respeito que lhe é inerente; 7 - Articular conhecimento substantivo, processual, compreensivo, cultural e reflexivo não se descurando a experiencia vivencial de cada aluno como pessoa, no espaço de intervenção;

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino: Análise e reflexão sobre as posturas éticas dos Assistentes Sociais, cuja intervenção se desenvolve em realidades económicas, culturais, e sociais de crescente complexidade e disparidade; Trabalho sobre textos de apoio e documentos significativos, alguns selecionados de par com os alunos, para posterior apresentação nas aulas práticas, nos respetivos grupos de trabalho; análise de situações paradigmáticas, com a participação de especialistas convidados, do exterior; recurso aos métodos expositivo, interrogativo, ativo e demonstrativo; utilização de equipamentos e meios didáticos existentes em sala e outros preparados pela docente ou alunos, a partir do site da disciplina, redes sociais e outros no âmbito da comunicação social.
Avaliação: Assiduidade.;Participação activa individual ou em grupo (contributos escritos/orais). Trabalho individual a apresentar no fim do seminário.

Bibliografia principal

- Ion, Jacques (org.) (2005). Le Travail Social en Débat(s). Paris: Ed. La Découvert.
- Banks, Sarah (1995). Ética y Valores en el Trabajo Social . Barcelona : Paidós.
- Haarscher, Guy (1997). Filosofia dos Direitos do Homem. Lisboa: Piaget.
- Magalhães, João Baptista (2010). Horizontes da ética. Para uma cidadania responsável. Porto: Edições Afrontamento.
- Pereira, Potyara (2000). Necessidades Humanas. Subsídios à Crítica dos Mínimos Sociais. S.Paulo: Cortez.
- Rawls, Jonh (1993). Uma teoria da Justiça, Lisboa: Ed. Presença.
-Santos, Clara C.; Albuquerque, Cristina P.; Almeida, Helena N. (2013). Serviço Social. Mutações e Desafios. Coimbra: Imprensa da Univ. Coimbra.
- Reamer, Frederic G. (1990). Ethical Dilemmas in Social Service. A guide for Social Workers. New York: Columbia University Press.
- Rutter Lynne and Brown Keith (2012). Critical Thinking and Professional Judgement for Social Work. London:Sage.