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Universidade Lusófona

Seminário de Investigação

Curso

Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

405 | 44

Código

ULHT794-2723

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1- Planeamento da investigação empírica
Fontes de informação, fase exploratória: bibliografia temática/problemática, documentos, estatística, entrevistas exploratórias. População e amostra.
2-Quadro operacional da pesquisa. Modelo de análise
-Articulação da informação obtida: hipóteses, conceitos, dimensões, categorias, subcategorias, indicadores
3-Técnicas e instrumentos de recolha de dados
-Observação: participante, não participante, estruturada, pouco estruturada Unidades de observação, instrumentos.
-Questionário: Elaboração do plano. Perguntas: objectivos, abertas e fechadas. Clareza e tamanho, layout, secções, verificação final. Administração. Análise e tratamento dos dados.
-Entrevistas: semi-directiva, centrada, em profundidade. Organização dos tópicos do guião.
4-Análise e discussão dos dados: análise estatística e análise de conteúdo.
5-Elaboração do projecto final de pesquisa: estrutura, normas de apresentação.

Objetivos

Aprender a delinear o percurso da investigação científica
Aquisição de conhecimentos sobre as fontes de informação a fim de decidir quais as mais adequadas à produção científica relativamente ao objecto de investigação e ou de intervenção.
Reflectir sobre os métodos e técnicas a aplicar na pesquisa ou na pesquisa para a intervenção, adequados ao objecto.
Saber criar e utilizar as técnicas de recolha de dados, quantitativos e qualitativos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolver um projecto de pesquisa adequado ao objecto de investigação
Decidir sobre as metodologias adequadas ao objecto de pesquisa
Criar, recriar ou seleccionar os instrumentos/técnicas de recolha de dados
Saber como aplicar os instrumentos no terreno
Saber como tratar adequadamente os dados
Aprender a analisar e estabelecer correlações entre os dados
Aprender a introduzir os resultados no trabalho final dando significados coerentes
Elaborar o projecto de dissertação

Metodologias de ensino e avaliação

1- em seleccionar e aplicar os conhecimentos adquiridos, relativamente à construção do quadro de análise, selecção dos instrumentos de recolha de dados e tratamento dos dados.
2- em revelar conhecimentos de elaboração do projecto final de investigação que inclui os pontos: 1, 2, 3, 4 e 5 deste programa..
Avaliação percentual:
-Assiduidade, pontualidade, participação em aula (esta inclui os debates e trabalhos em grupo alargado e restrito) = 20%
-Apresentação do Projecto final de Investigação=80%

Bibliografia principal

Albarello, Luc et. al., (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Coutinho, Clara (2011). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina.
Delgado, Manuel (org.) (1999). Métodos y Técnicas Cualitativas de Investigacíón en Ciências Sociales. Madrid: Editorial Síntesis.
Ferrando, Manuel et al. (Org.) (2003). El Análisis de la Realidade Social: Métodos y Técnicas de Investigación. 3.ª ed. Madrid: Alianza Editorial.
Fortin, Marie Fabienne (2009). Fundamentos e Etapas no Processo de Investigação. Loures: Lusodidáctica.
Hill, M. e Hill M (2002). Investigação por Questionário. Lisboa: Sílabo.
Laville, Christian e Dionne, Jean (2007). A Construção do Saber ¿ Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: UFMG.
Reis, Florbela (2011). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
Vilelas, José (2009). Investigação ¿ o Processo e Construção do Conhecimento. Lisboa: Sílabo