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Universidade Lusófona

Seminário Temático II (Bem-Estar Social, Cidadania e Políticas Sociais)

Curso

Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

162 | 24

Código

ULHT794-14146

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1-Kant a revolução francesa e os direitos do Homem.
2-A Era dos direitos, presente e futuro.
3-O surgimento da noção de cidadania, sua abrangência, indivisibilidade e evolução.
4-Cidadania social e Políticas Sociais.
5-Democracias representativa e direta, os vínculos da democracia. Teoria dos valores e dos direitos.
6-Estado social mínimo, a financeirização global e as situações de crise.
7-A nova era das desigualdades, da transformação social e da despertença social. A igualdade e a equidade.
8-O fenómeno da financeirização global nas economias desenvolvidas e a transformação da economia real. Repercussões no emprego e nas desigualdades sociais.

Objetivos

Situar historicamente a cidadania e Direitos Humanos, o Bem Estar Social e as Políticas Sociais.

Compreender os fundamentos dos Direitos do Homem.

Analisar os tipos de democracia, as teorias e as questões de poder.

Compreender a evolução dos direitos e a complexidade do exercício da cidadania no mundo contemporâneo.

Relacionar o desmantelamento do Estado Social com o fenómeno de financeirização e as crises da economia real.

Identificar em contexto de globalização as contradições entre: cidadania/direitos e desigualdades sociais/pobreza.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade de dominar conceitos e noções básicos para a compreensão da disciplina na sua evolução histórica no âmbito da cidadania e Direitos Humanos.
Capacidade de percepcionar os valores e princípios inerentes à cidadania, sua relação com os Direitos Humanos e as Políticas Sociais no respeitante à conceção de cidadania social.
Capacidade de identificar os diferentes tipos de democracia.
Capacidade de perceção das teorias de democracia e sua relação com o poder
Capacidade de adquirir espírito crítico/reflexivo sobre os conceitos e práticas de cidadania, direitos humanos e Bem Estar através das políticas sociais.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas interactivas com participação, através do método expositivo ¿ interrogativo;
Debates em painel sobre temas do programa e ou textos;
Trabalho de grupo para apresentação em aula;
Valorização da experiência teórica e prática dos mestrandos em debates e apresentação de trabalhos;
Avaliação
A avaliação da Unidade Curricular combina a apreciação da participação no seminário com a realização de um trabalho escrito individual. O trabalho escrito consiste na realização de um papper, contendo a selecção de um dos temas tratados no programa e a sua fundamentação teórica seguida da respectiva aplicação à análise das questões de cidadania e Políticas Sociais. O trabalho pode estar relacionado com o tema de dissertação, constituindo-se como plano de um capítulo da mesma. A classificação será de 0-20 valores. Sendo 10% de presenças e participação e 90% do trabalho escrito.

Bibliografia principal

Bobbio, Norberto (1992). A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus
Bobbio, Norberto (1998). O Futuro da Democracia. Lisboa: D. Quixote.
Carmo, Hermano (2014). A Educação para a Cidadania no Século XXI. Lisboa: Escolar Editora.
Fitoussi, Jea-Paul e Rosanvallon, Pierre (1997). A Nova Era das Desigualdades. Oeiras: Celta.
Pinto, José (2013). Os Políticos e a Crise de Salazar a Passos Coelho. Coimbra: Almedina
Rodrigues, Jorge (2012). Como o Capital Financeiro Conquistou o Mundo. V.N. Famalicão: Centro Atlântico PT.
Soros, George (2003). Globalização. Lisboa: Temas e Debates.
Stiglitz, Joseph (2013). O Preço da Desigualdade. Lisboa: Bertrand.
Vieira, Evaldo (2004). Os Direitos e a Política Social. São Paulo: Cortez.