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Universidade Lusófona

Métodos e Técnicas de Investigação em Desporto

Curso

Treino Desportivo

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

200 | 50

Código

ULHT774-10877

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A investigação no treino desportivo - estado da arte e áreas de interesse.
2. Concepção, passo a passo, de um projecto de investigação:
a) Definição do problema
b) Revisão de literatura - bases de dados online, gestor de referências bibliográficas (Mendeley, Endnote), normas de citação e apresentação de referências bibliográficas (APA), a estratégica de funil para a estrutura da revisão de literatura.
c) Método - definição do desenho do estudo, constituição da amostra, escolha das variáveis de interesse e respectivos instrumentos de avaliação, a necessidade de validação de instrumentos, recolha e organização dos dados.
d) Análise estatística dos dados - métodos descritivos e inferenciais, programas de análise de dados (SPSS)
e) Apresentação de resultados - redacção de pequenos relatórios.

Objetivos

Desenvolver no aluno a capacidade fazer investigação científica no contexto do treino desportivo, considerando todo o processo: definição do problema, enquadramento teórico, planeamento metodológico, análise de dados e disseminação de resultados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O aluno deve ficar familiarizado com o processo de investigação, reconhecendo a sua necessidade e importância junto da comunidade. Deve desenvolver competências no âmbito da pesquisa bibliográfica, conhecendo os critérios para a correcta identificação de literatura de referência. O aluno deve ser capaz de planear a realização de um trabalho de investigação científica, reconhecendo as etapas e respectivas tarefas a cumprir nesse processo. Finalmente, o aluno deve desenvolver competências em relação à disseminação de resultados, de forma oral e escrita. Se uma forma geral, pretende-se que o aluno seja capaz de trabalhar de forma autónoma em cada uma das etapas referidas.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são eminentemente práticas, leccionadas em salas com computadores devidamente equipados com os programas necessários (SPSS, Mendeley, Office). Os alunos têm oportunidade de aplicar os conteúdos leccionados em cada sessão, podendo trabalhar individualmente ou em grupo, dependendo do tamanho da turma.
A avaliação é agendada para a última aula da UC, sendo esta realizada no computador e havendo a possibilidade do aluno consultar os apontamentos das aulas. O aluno fica aprovado à UC se tiver nesta prova uma classificação igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos que reprovarem neste momento de avaliação têm nova oportunidade na época de exames (período definido e divulgado pela coordenação do mestrado).

Bibliografia principal

APA. (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA. Cash, T. F. (2009). Caveats in the proficient preparation of an APA-style research manuscript for publication. Body Image, 6(1), 1-6. Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S. (2003). Applied Multiple Regression/Correlation Analysis for the Behavioral Sciences - 3rd Edition. Mahwah, New Jersey: Laurence Erlbaum Associates. Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física (3ª Edição). São Paulo: Artmed, Editora.