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Universidade Lusófona

Organização e Planeamento do Treino e Competição

Curso

Treino Desportivo

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 8

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

200 | 36

Código

ULHT774-10879

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Concepção sistémica do processo de treino: elemento, órgão, sistema. Características e interacções.
Caracterização do esforço específico de cada modalidade como pré-requisito para a elaboração do respectivo planeamento - componentes da caracterização: capacidades motoras, fontes de energia solicitadas, exigências
psicológicas, conteúdos técnicos e tácticos e da preparação teórica.
2. Fundamentos da periodização do treino: elementos estruturais e respectivas funções. Análise das formas de aumento gradual da carga de treino ao longo dos anos de duração do plano
3. Etapas da formação do desportista e organização e planeamento do treino e competição.
4. Efeitos do treino e tipos e meios de controlo e avaliação.
5. Estudo e análise comparativa da organização e planeamento do treino e competição em várias modalidades desportivas - factores comuns e diferenciadores.
6. Planeamento Conceptual
7. Planeamento Estratégico
8. Planeamento Táctico

Objetivos

As aulas da unidade curricular de Observação e Análise Técnico/Táctica são administradas por diferentes professores, procurando que os mestrandos adquiram as seguintes competências:
1. Domínio e análise crítica dos principais modelos de organização e periodização do treino - a concepção sistémica.
2. Identificação dos factores determinantes do sucesso no domínio da organização, planeamento e execução do treino;
3. Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada intervenção na competição;
4. Diferenciar diferentes níveis de planeamento de âmbito conceptual, estratégico e táctico

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

As aulas da unidade curricular de Observação e Análise Técnico/Táctica são administradas por diferentes professores, procurando que os mestrandos adquiram as seguintes competências
1. Domínio e análise crítica dos principais modelos de organização e periodização do treino - a concepção sistémica.
2. Identificação dos factores determinantes do sucesso no domínio da organização, planeamento e execução do treino;
3. Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada intervenção na competição;
4. Diferenciar diferentes níveis de planeamento de âmbito conceptual, estratégico e táctico.

Metodologias de ensino e avaliação

São leccionadas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Durante estas aulas desenvolvem-se conceitos teóricos básicos do processo de planeamento e periodização do treino desportivo, métodos e meios de treino,
acompanhamento da prática diária de um praticante ou equipa. Será utilizado o sistema b-learning, com base na plataforma moodle Google docs, onde se disponibilizarão matérias didácticos de apoio a cada uma das aulas realizadas (slides e textos de apoio).
A avaliação:
Os estudantes serão avaliados através da realização de um trabalho individual a apresentar e discutir pelo mestrando.

Bibliografia principal

Bompa, T. (2000). Periodización del Entrenamiento Deportivo (programas para obtener el máximo rendimiento em 35 deportes. Ed. Paidotribo.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Ed. Universitárias Lusófonas (3ª edição). Lisboa.
Castelo, J. (2008). Futebol. Conceptualização e organização de métodos específicos de treino. Visão e Contextos. Lisboa.
Matweev, LP (2001). Teoría General del Entrenamiento Deportivo. Ed. Paidotribo, Barcelona.
Proença, J. (1985). Controlo do treino necessidade ou emergência? Revista Horizonte, vol. 2 (8): 52-54.
Proença, J. (1986) - Organização e Planeamento do Sistema de Treino Desportivo. Revista Horizonte, 2 (12): I-XII.
Proença, J. (1989) - Que validade dos testes médico-desportivos na avaliação das capacidades do atleta. Revista
Horizonte, nº 31: 3-7.
Proença, J. (1991) - Una Concepción metodológica en el entrenamiento de los saltos: unidad-totalidad-libertad. Cuadernos de Atletismo, RFEA; Madrid.