Treino das Capacidades Motoras e Técnico-Tácticas
Apresentação
1.Compreender o valor e relevância das capacidades motoras e técnico-táticas, dentre os múltiplos fatores determinantes do rendimento desportivo. 2.Contribuir para a especialização de técnicos no âmbito desportivo, possibilitando-lhes a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e métodos de intervenção referentes ao planeamento, condução e avaliação do processo de treino, no âmbito das capacidades motoras e técnico-táticas, em atletas da formação ao alto rendimento. 3. Dotar os técnicos desportivos de conhecimentos, possibilitando-lhes o domínio de instrumentos de avaliação e controlo do treino específicos das diferentes modalidades desportivas e contribuir para a sua especialização na área da sua intervenção desportiva.
Disciplina do Curso
Treino Desportivo
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 8
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT774-10878
Disciplinas complementares recomendadas
Organização e Planeamento do Treino e Competição
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
A designação da Unidade Curricular e respetiva organização de conteúdos pretende, estudando todos os fatores, evitar uma perspetiva analítico-redutora da compreensão do movimento e da performance desportiva. O programa integra os capítulos seguintes: 1 A técnica desportiva, conceção, objetivos, meios e métodos de aprendizagem e desenvolvimento. A formação técnica nas várias modalidades desportivas - significado, similitude e diversidade. 2. A tática desportiva, conceção, objetivos, meios e métodos de aprendizagem e desenvolvimento. A formação técnica nas várias modalidades desportivas - significado, similitude e diversidade. 3 Treino e desenvolvimento da velocidade, força, agilidade e flexibilidade em diferentes contextos de rendimento desportivo, diversas modalidades e níveis etários. 4. Monitorização da carga e avaliação e controlo do treino das diferentes capacidades motoras.
Objetivos
1. Identificar a participação das diferentes capacidades motoras na performance desportiva específica. 2. Identificar e avaliar os fatores limitantes. 3. Prescrever programas de treino visando a melhoria global da performance ou a intervenção analítica no desenvolvimento de uma ou algumas capacidades. 4. Avaliar e controlar o estado de cada capacidade motoras ou aspetos técnico-táticos. 5. Contribuir para a especialização de treinadores desportivos, possibilitando-lhes a aquisição e aprofundamento de conhecimentos que permitam a prevenção de problemas de saúde, desde a lesão músculo-esqulética à fadiga acumulada e imunodepressão associadas ao processo de sobressolicitação ¿ sobretreino, na condução do processo de treino.
Metodologias de ensino e avaliação
São lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas. Informação, questionamento e problematização de conceitos no seu processo de interação e validação com a realidade, suscitando a reflexão critica dos estudantes, constituirá o método privilegiado de ensino. Artigos, relatórios de observação, assim como dissertações, constituirão instrumentos de ensino predominantes. Complementarmente, utilizar-se-á o sistema b-learning, com base na plataforma Moodle, onde se disponibilizarão materiais didáticos de apoio a cada uma das aulas realizadas (slides e textos de apoio). Os estudantes serão avaliados através da realização de análise a artigos, de um trabalho de grupo (2 elementos) a apresentar e discutir em aula assim como uma frequência sobre temáticas previamente propostas e aprovadas pelo regente.
Bibliografia principal
Alter, M. (2004). Science of Flexibility. Human Kinetics. USA Faigenbaum, A.D., Kraemer, W.J., Blimkie, C.J.R., Jeffreys, I., Micheli, L.J., Nitka, M., & Rowland, T.W. (2009). Youth resistance training: Updated position statement paper from the National Strength and Conditioning Association. J Strength Cond Res 23(5): S60¿S79. Gregory Haff, G., &. Travis Triplett, N. (2016). Essentials of strength training and conditioning / National Strength and Conditioning Association; editors. -- Fourth Editions Lesinski, M., Herz, M., Schmelcher, A., & Granacher, U. (2020). Effects of Resistance Training on Physical Fitness in Healthy Children and Adolescents: An Umbrella Review. Sports Medicine, 50, 1901¿1928. Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da Força. Volume 1. Edições FMH, Lisboa. Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2017). Treino da Força. Volume II. Edições FMH, Lisboa
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala