Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Treino e Desenvolvimento de Competências Psicológicas

Curso

Treino Desportivo

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 31

Código

ULHT774-10881

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Psicologia do Desporto
A origem e implementação da Psicologia do desporto como área específica da Psicologia Científica
2. A Psicologia da promoção do desempenho humano
Um modelo integrativo da performance humana: características e factores condicionantes pré-desempenho, desempenho e pós-desempenho
Introdução à bordagem baseada na aceitação
3. Treino e desenvolvimento dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais.
Estratégias tradicionais dos Programas de treino mental
Novas intervenções e investigação, direções futuras
4. Treino e Desenvolvimento dos Processos Interpessoais e Sociais
O Treinador e as diversas esferas de atuação, na relação com os atletas, pais, dirigentes, psicólogo e outros intervenientes desportivos
A importância do treinador no treino dos jovens
Programas de intervenção com treinadores
5. Temas Avançados em Psicologia do Desporto e Alto Rendimento

Objetivos

Promover o conhecimento acerca da importância e evolução da psicologia do desporto no desenvolvimento das competências psicológicas nos processos de treino de jovens - formação e competição desportiva.
Identificar e explicar o papel do treinador no desenvolvimento das variáveis psicológicas envolvidas ou a desenvolver em situações desportivas, mobilizando os mais atuais constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos de referência (atuais e emergentes), através do conhecimento e reflexão acerca dos mecanismos de ação neles preconizados e seu potencial de aplicação prática.
Refletir e treinar as questões ligadas à aplicação dos constructos psicológicos identificados (potencialidades e limitações).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolvimento de capacidade crítica de reflexão, comparação e entendimento dos principais modelos teóricos e respetivos instrumentos práticos.
Mobilização de conhecimentos teóricos e sua aplicação prática na dinamização dos processos de treino-competição desportiva, através da aplicação de estratégias de intervenção conhecidas ou desenvolvidas pelos próprios de forma fundamentada.
Utilização adequada das metodologias de avaliação e comunicação, bem como de seleção das fontes de informação e sua utilização.

Metodologias de ensino e avaliação

Serão leccionadas aulas teórico-práticas e práticas aplicando aprendizagem experiencial.
Será utilizado o sistema de e-learning, com base na plataforma moodle.
Avaliação:
Componente de trabalho individual: relatório escrito cmo um estudo de caso, que exigirá a aplicação dos modelos teóricos leccionados e a análise crítica do mesmo. O trabalho deve ser executado individualmente utilizando as normas APA (versão 6) para um máximo de 1500 palavras. O trabalho terá de obter uma classificaçãoo superior a 9,5 valores.

Bibliografia principal

Almeida, P.L.& Lameiras, J.. (2011). A Psicologia do Desporto e da Actividade Física: origens, âmbitos de intervenção e estado da arte. In A psicologia aplicada, ed. R. Bártolo, M. Pina e Cunha, M. Lopes & P. Palma, 1 - 15. Lisboa: RH Editora
Buceta, J. M. (2004). Estrategias Psicológicas para Entrenadores de Deportistas Jóvenes. Madrid: Dykinson.
Cruz, J.F. (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO (Biblioteca)
Gardner, F. L. & Moore, Z. E. (2007). The Psychology of Enhancing Human Perfirmance: The Mindfulness-Acceptance Commitment (MAC) Approach. Springer. New York.
Rego, A.; Pina e Cunha, M. (2003). A essência da liderança: mudança x resultados x integridade. Lisboa: editora RH.
Vast, R., Young, R. & Thomas, P. (2010). Emotions in sport: Perceived effects on attention, concentration, and performance. Australian Psychologist, 45(2), 132¿140.
Weinberg, R. S., & Gould,D.(Eds.)(2015).Foundations of sport and exercise psychology.(6th ed.).Champaign, IL:Human Kinetics.