Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Análise Global do Turismo

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

170 | 40

Código

ULHT487-8019

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Módulo I:
1. Conceptualização do turismo
1.1 Acção do turismo numa perspectiva holística
2. Novas tendências no turismo
3. Oportunidades para o turismo português
4. Apresentação de casos práticos e estudos sobre a actividade turística.

Objetivos

Com esta unidade curricular visa-se:
. Uniformizar os conceitos nesta atividade.
. Refletir sobre as estratégias de desenvolvimento turístico.
. Perceber a importância que o turismo detém presentemente.
. Sensibilizar os alunos dando-lhes uma perspectiva de visionamento holístico do turismo bem como reflectir sobre o sistema funcional do turismo e as inter-relações que estabelece com várias áreas.
. Enquadrar o papel que o turismo pode deter na economia e a avaliação das suas externalidades.
. Finalmente, pretende-se contrapor a dinâmica de desenvolvimento do turismo com o desenvolvimento económico.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta unidade curricular pretende que os alunos possam:
. Ganhar aptidões para se antecipar e adaptar às mudanças que caracterizam a actividade turística;
. Aprender a lidar com sistemas complexos e arranjar soluções adequadas;
. Identificar a terminologia específica utilizada no contexto do turismo
. Conhecer as grandes etapas da evolução do turismo e identificar os principais desafios
. Analisar os passos e a estrutura fundamental de um processo de planeamento
. Definir e identificar os principais desafios do Turismo em Portugal e no mundo
. Organizar as várias etapas da construção de um relatório.
. Projetar um estudo turístico que reforce a importância do meio-ambiente.
. Desenvolver a capacidade de análise crítica a partir da análise de vários case studies.

Metodologias de ensino e avaliação

Nesta unidade curricular os alunos terão em sala de aula a apresentação de vários casos de estudo que serão apresentados por observadores privilegiados do mercado de trabalho. O trabalho final será elaborado com base num relatório sobre um desses casos/estudos apresentados.

Bibliografia principal

1 COMISSÃO EUROPEIA (2010), Europa 2020 - Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, publicação on line em http://www.estrategiadelisboa.pt/Document/Comunicacao_Comissao_EU2020_03_03_pt.pdf

2 COMISSÃO EUROPEIA (2010), Europe, the world's No 1 tourist destination ¿ a new political framework for tourism in Europe, communication from the commission to the European parliament, the council, the european economic and social committee and the committee of the regions,, publicação on line em http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/tourism/files/communications/communication2010_en.pdf

3 LEIGH, James, Webster, Craig; Ivanov, Stanislav (2013), Future Tourism: Political, Social and Economic Challenges, Routledge.
4 HALL, Michael; Timothy, Dallen; Duval, Timothy (2013), Safety and Security in Tourism: Relationships, Management and Marketing, The Haworth Hospitality Press, New York, USA.
5 VANHOVE, Norbert (2005), Economics of Tourism Destinations, Butterworth Heinem