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Universidade Lusófona

Economia da Aviação Comercial

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

165 | 40

Código

ULHT487-1-8022

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Companhias, alianças aéreas e aeroportos
II. O papel da IATA e ICAO
III. A distribuição e comercialização
IV. Tarifas, estruturas tarifárias e rotas
V. Upgrades e Penalty Fees
VI. Cartões de ¿frequent flyer¿
VII. E-ticketing
VIII. Reemissões
IX. Normas Internacionais de Viagens
X. Direitos dos passageiros
XI. Documentação de viagem
XII. Procedimentos para destinos ¿ APIS e para públicos
XIII. Código Europeu de Vistos
XIV. Handling aeroportuário
XV. Estratégias, tendências e desafios futuros

Objetivos

¿ Adquirir domínios relativos aos principais conceitos relacionados com a economia e gestão da aviação comercial;
¿ Adquirir domínios relativos às principais metodologias relacionados com a economia e gestão da aviação comercial;
¿ Adquirir domínios relativos aos principais fatores críticos de sucesso relacionados com a economia e gestão da aviação comercial.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

¿ Compreender a economia e gestão da aviação comercial
¿ Capacidade de análise das relações entre a aviação comercial e o turismo
¿ Capacidade de análise da aviação comercial na ótica da procura e oferta
¿ Capacidade de análise das principais ferramentas, técnicas e medidas tomadas na aviação comercial
¿ Capacidade de análise crítica relativamente à segurança, ações e tendências da aviação comercial e propor medidas de melhoria

Metodologias de ensino e avaliação

? Apresentação e explanação dos conteúdos pelo docente (método expositivo).
? Exercícios realizados pelo estudante, em grupo ou individualmente.
? Período de tutoria reservado para discussão de conteúdos, ou preparação de trabalhos, presencialmente ou a distância.
? Selecção de artigos ou obras relacionadas directamente com a unidade curricular, a fim de fornecer sustentação ao conteúdo em estudo.
? Período de trabalho autónomo.
Avaliação:
Regularidade e Participação [10%]
Entrevista a um responsável de uma companhia aérea e respetiva Análise Crítica (Trabalho individual ou a pares) [40%]
Apresentação (em ppt) e Apresentação (oral) do trabalho anterior [40%]

Bibliografia principal

Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A. & Nunes, R. (2012), Gestão de agências de viagens e turismo. Lisboa: Lidel.
Abranja, N. & Marques, A. P. (2014). Aviation, fares e ticketing & normas internacionais de transporte [em linha]. Disponível em www.omelhordoturismo.org.
Doganis, R. (2001). Flying off course: The economics of international airlines (2nd ed.). London: Routledge.
Hanlon, P. (2006). Global airlines: Competitionin a transnational industry (3rd ed.). Butterworth-Heinemann Ltd.
Holloway, S. (2003). Straight and level: pratical airlineeconomics (2nded.). Hampshire: Ashgate Publishing limited.
Martínez, B. A. (2002). Los canales de distribución en el sector turístico. Madrid: Ed. ESIC.
Shaw, S. (2004). Airline marketing and management (5th ed.). Aldershot: Ashgate Publishing limited.