Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Estratégia e Competitividade Empresarial

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

180 | 40

Código

ULHT487-1-8021

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I- Conceitos sobre estratégia e competitividade empresarial
II- Estratégia: evolução e instrumentos
III- Modelos de gestão estratégica
Casos de estratégias competitivas aplicados a actividades turísticas
IV- Perspectivas de evolução da gestão estratégica
a) Desenvolvimentos recentes
b) Internacionalização
c) Inovação
d) Gestão do conhecimento
V- Competir num mundo modular
VI- O Turismo como componente relevante da estratégia de desenvolvimento da economia portuguesa
a) Medidas para o desenvolvimento da competitividade do turismo português
VII- Prospectiva do turismo no mundo e em Portugal

Objetivos

Conhecer os conceitos de estratégia e competitividade;
Conhecer os processos de gestão estratégica;
Interiorizar a importância do turismo para a economia portuguesa;
Conhecer o plano estratégico para o turismo nacional;
Caracterizar o cluster turístico nacional.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreender a importância do turismo para a economia portuguesa;
Aplicar os conceitos a situações concretas no domínio do turismo;
Conhecer os processos de gestão estratégica;
Caracterizar o cluster turístico nacional;
Formular um plano estratégico na área do turismo.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de ensino:
- Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação;
- Questões para discussão;
- Análise de casos;
-Acompanhamento tutorial.

Metodologias de avaliação:
Um trabalho sobre as matérias leccionadas (equivale a 55% da classificação final);
Uma prova escrita sobre as matérias leccionadas (equivale a 40% da classificação final);
Assiduidade e participação (5% da classificação final)

Bibliografia principal

Santos, António J. Robalo (2008), Gestão Estratégica ¿ Conceitos, Modelos e Instrumentos, Escolar Editora, Lisboa

Freire, Adriano (2006), Estratégia, Sucesso em Portugal, Lisboa, Editorial Verbo.

Tibe, John (2010), Strategy for Tourism, Goodfellow Publishers Ltd
Vasconcellos e Sá et al (2010), Drucker no Turismo- criando ¿Battle-Ready Organizations, Vida Económica.

Lopes, Ernâni Rodrigues coordenador (2010), A constelação do Turismo na Economia portuguesa, O Sol.