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Universidade Lusófona

Estratégias de Desenvolvimento Turístico

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

180 | 40

Código

ULHT487-2-8607

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Estratégia
2. Planeamento Estratégico
3. Estratégias Turísticas no quadro internacional: o caso da União Europeia
4. Desenvolvimento turistico
5. Mesas redondas: a estratégia e o pensamento e planeamento estrategicos na história do Turismo em Portugal (primeira metade do séc. XX). Investigação e estudo de casos.
6. Mesas redondas - Prjectos de desenvolvimento turistico na história do Turismo em Portugal (segunda metade do século XX). Investigação e Estudo de casos.
7. Orientações Estratégicas e Políticas recentes no Turismo em Portugal
8. Entrega, apresentação e discussão dos trabalhos de investigação
9. Aulas suplementares

Objetivos

a) Dar a conhecer os principais conceitos e práticas de estratégia
b) compreender as mudanças históricas no turismo, bem como respectivas influências estratégicas e alcance dessas mudanças na reorientação das políticas estratégicas de desenvolvimento turístico dos destinos.
c) analisar e reflectir sobre a evolução recente da União Europeia, no que concerne aos novos paradigmas e às medidas estratégicas de apoio ao desenvolvimento turístico.
d) apreciar a evolução recente da formulação de estratégias de desenvolvimento turístico nas regiões portuguesas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

a) dar a conhecer os principais conceitos e práticas de estratégia.
b) compreender as mudanças históricas no turismo, bem como respectivas influências estratégicas e alcance dessas mudanças na reorientação das políticas estratégicas de desenvolvimento dos destinos.
c) analisar e reflectir sobre a evolução recente da União Europeia, no que concerne aos novos paradigmas e às medidas estratégicas de apoio ao desenvolvimento turístico.
d) apreciar a evolução recente da formulação de estratégias de desenvolvimento turístico nas regiões portuguesas.

Metodologias de ensino e avaliação

assiduidade: 5%
exercício breve individual a) 5%
exercício breve individual b) 5%
trabalho prático individual c) 40%
trabalho prático em grupo d) 40%
trabalhos voluntários 5%

Bibliografia principal

AA.VV. (1995), in Butler, R., and Pearce, D.,(eds) Change in Tourism: People, places, processes. London: Routledge
ALVARENGA, A., CARVALHO, P. (2007), Turismo 2020. Apresentação de um processo integrado e modelar de prospectiva estratégica aplicado ao Turismo em Portugal. Lisboa: Departamento de Prospectiva e Estratégia, Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
CARVALHO, J.C. de, FILIPE, J.C. (2006), Manual de Estratégia - Conceito, Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Sílabo (2.ª edição de 2008)
DEPARTAMENTO DE PROSPECTIVA E PLANEAMENTO E RELAÇÕES
INTERNACIONAIS, Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (2006), Portugal: clusters, centros de excelência e potencial de inovação nas regiões exportadoras, in Prospectiva e Planeamento, 13, (em linha: http://www.dpp.pt/pages/files/prosp_plan_13.pdf, pp. 171-229)
KIM, W.C. e MAUBORGNE, R. (1.ª ed. 2005) ¿ A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Camp