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Universidade Lusófona

Gestão de Empresas e Projetos Imobiliários Turísticos

Curso

Turismo (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

170 | 40

Código

ULHT487-1-14196

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Conceitos
II. Enquadramento no Turismo
III. Identificação de Tipologias
IV. Modelos de Negócio dentro e fora de Áreas Turísticas
V. Empreendimentos Imobiliários em Turismo e Ordenamento ¿ Aspetos legais e físicos do território
VI. A Crise e as Tendências dos Empreendimentos Imobiliários em Turismo
VII. Gestão de projetos imobiliários em Portugal

Objetivos

1. Promover a compreensão de conceitos, modelos, tipologias e dinâmicas dos empreendimentos imobiliários em turismo.
2. Assegurar a obtenção de conhecimentos sobre a forma e características da distribuição dos empreendimentos imobiliários em turismo, a formação das grandes áreas turísticas e a localização dos empreendimentos.
3. Evidenciar os grandes princípios e objectivos que orientam essa distribuição.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Uma perspetiva geral sobre as empresas e os empreendimentos de imobiliário turístico.
2. Capacidade crítica para participação na análise e avaliação de forma fundamentada das melhores soluções de investimento.

Metodologias de ensino e avaliação

Nesta unidade curricular, é adoptada uma metodologia com base na integração teórica da leitura crítica de bibliografia essencial e dos exercícios práticos que são partes do trabalho final. No final, os alunos selecionam um caso que, simultaneamente, sirva de análise relativamente ao tema da disciplina e de integração em linhas de investigação. Será possível encontrar o luxo na imobiliária turística em Portugal? A metodologia corresponde à subministração de matéria relacionada com a Gestão de Empresas e Projetos Imobiliários Turísticos. Os trabalhos serão entregues, em formato PDF, até ao dia e hora marcados pelo docente. A escolha dos casos será objeto de debate, entre o docente e o grupo de trabalho. Nesta unidade curricular, são adoptados os seguintes elementos de avaliação, com as seguintes ponderações:

Elementos de Avaliação Ponderação na nota final Obrigatório
Assiduidade - X
Conjunto de recensões individuais 50% X
Trabalho final individual 50% X
TOTAL 100% X

Bibliografia principal

AA.VV. (2003), ¿Turismo Residencial¿. Estudios Turisticos, nº 155,156
BARDHAN, Ashok; BEGLEY, Jackie, KROLL, Cynthia A.; com GEORGE, Nathan (2008), Global Tourism and Real Estate, Fischer Center for Real Estate and Urban Economics, Haas School of Business, University of California Berkeley, Maio, http://web.mit.edu/is08/pdf/kroll.pdf
CUNHA, Licínio (2012), Turismo em Portugal: Sucessos e lnsucessos, Lisboa, Edições Lusófonas
MENÉNDEZ, Uría e CARVALHO, Proença de | Cushman & Wakefield (2010), Guia de Investimento Imobiliário em Portugal, Lisboa, AICEP
DELLOITE (2005) Impactos sobre el Entorno, la Economia y el exempleo de los Distintos Modelos de Desarrollo Turistico del Litoral Mediterranico Español, Baleares y Canárias. Resumen Ejecutivo. Exeltur: Alianza para la Excelencia Turística.